Diversão e Arte

Quarteto americano de saxofones se apresenta em bares e restaurantes da cidade

postado em 27/07/2010 07:00
Não estranhe se, de hoje até quinta, você se deparar com um quarteto de saxofones tocando em restaurantes, bares ou em outros lugares de grande concentração de pessoas. Levar a música para as ruas, até as pessoas, é um dos objetivos do festival I love jazz, que começa hoje na cidade. ;As pessoas não consomem jazz porque não o conhecem. A ideia do evento é fazer o público perceber que esse tipo de música não tem nada de difícil, complicado ou elitista. Ao contrário, é uma música popular;, afirma o músico mineiro Marcelo Costa, diretor geral e curador do festival.

O Florida Keys em ação, na semana passada, em Belo Horizonte: indo aonde o público estáOs pocket shows do quarteto de saxofones The Florida Keys antecedem a programação do I love jazz em Brasília, que contará com apresentações do guitarrista argentino Victor Biglione, da cantora Elza Soares, com o tropetista Nivaldo Ornelas, e do grupo francês Pink Turtle, todos em 3 de agosto, próxima terça.

No dia seguinte, será a vez do sexteto do clarinetista francês Claude Tissendier em homenagem John Kirby e do trompetista de Nova Orleans Leroy Jones (acompanhado por seu sexteto). Em 5 de agosto, se apresentam o grupo argentino Antigua Jazz Band e a pianista americana Judy Carmichael. Todos os shows serão realizados no Teatro Oi Brasília.

Diferenciados
Em sua segunda edição, o I love jazz passará por quatro cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A capital mineira foi a primeira a receber a programação. O Florida Keys esteve por lá até ontem. ;Eles são um grupo diferenciado. Não tem percussão, nem instrumento para fazer a base. A base é feita por eles mesmos;, explica Marcelo Costa. ;Como eles tocam andando, têm a facilidade de ir até o público e surpreendê-los;, continua o curador. Com outro nome, o quarteto formado por John Orfini (sax soprano), Tamara Danielsson (alto), Scott Silbert (tenor) e Dave MacKenzie (sax baixo) se apresenta regularmente no parque Magic Kingdom, na Disney World, em Miami.

Na sexta, a programação dos grandes shows começa em BH. ;Eu falaria bem de todas elas, claro;, diverte-se Marcelo Costa. ;O Leroy, trompetista de New Orleans, é fabuloso. Tem também a volta da Pink Turtle, que fez muito sucesso no ano passado e choveu de e-mails pedindo para a gente trazê-los outra vez. E, claro, tem a Elza, cantando standards do jazz;. Em Belo Horizonte, o festival é gratuito e em 2009, chegou a reunir 8 mil pessoas por dia.

I love jazz
De hoje a quinta, pocket shows com o quarteto de saxofones The Florida Keys (EUA). Hoje, às 19h, no Nu Céu (405 Sul); às 20h, no Bar Brahma (201 Sul); às 21h, no Bar Brasília (506 Sul); e às 22h, no Chiquita Bacana (209 Sul). Amanhã, às 19h, no Bar Bier (Pontão do Lago Sul); às 20h, no Café Aquário (Pontão do Lago Sul), às 20h30, no Empório Santo Antônio (Píer 21) e às 21h, no Universal Diner (210 Sul). Quinta-feira, às 19h, no Líbanus (206 Sul); às 20h, no Armazém do Ferreira (202 Norte) e, às 21h, no Leblon (208 Sul).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação