Agência France-Presse
postado em 04/08/2010 13:23
Rio de Janeiro - Artistas anônimos e consagrados se reúnem a partir desta quarta-feira na cidade histórica brasileira de Paraty, no Rio de Janeiro, para mais uma edição da Festa Literária Internacional (Flip), que terá nomes como a chilena Isabel Allende e o britânico Salman Rushdie.
A cidade fundada no final do século XVI, famosa por sua arquitetura colonial, recebe todos os anos dezenas de milhares de fãs das artes, ávidos em participar das atividades da festa, que os colocam frente a frente com seus autores favoritos.
A grande atração da Flip em 2010 é a escritora chilena nascida no Peru, Isabel Allende, autora de best-sellers como "A casa dos espíritos" (1982) e "De amor e de sombra" (1984) . Para se ter uma ideia da empolgação do público com o anúncio de sua participação, os ingressos para a mesa literária de Allende, que será realizada na quinta-feira (5), esgotaram em apenas dez minutos em sua venda pela internet.
Outro nome de destaque no evento é o britânico de origem indiana Salman Rushdie, autor do polêmico "Versos satânicos" (1989), que suscitou a ira dos fanáticos islâmicos e teve, como consequência, a uma 'fatwa' lançada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini incitando os muçulmanos a matar o escritor. A participação de Rushdie, que volta mais uma vez ao evento, está marcada para sexta-feira (6).
Uma mesa literária que também promete ser destaque é a dos autores A. B. Yhoshoua e Azar Nafisi. Yhoshoua, um dos maiores nomes da literatura israelense, estará ao lado da iraniana Azar Nafisi para debater a literatura como forma de diálogo em meio ao conflito.
Paralelamente às badaladas mesas literárias, as ruas da cidade histórica são tomadas por contadores de histórias, instrumentistas, desenhistas, dançarinos e trovadores anônimos que aproveitam o movimento de turistas para exibir seus trabalhos.
Os próprios organizadores da Festa fazem questão de ressaltar que o evento não se restringe apenas à literatura e incluíram na programação oficial a apresentação, no sábado, de trechos do documentário "José & Pilar", do português Miguel Gonçalves Mendes, sobre o romance entre a jornalista espanhola Pilar Del Río e escritor José Saramago, falecido em junho passado.
A Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 4 a 8 de agosto e este ano homenageará o historiador Gilberto Freyre, autor de "Casa Grande & Senzala", uma das principais obras sobre a formação da identidade brasileira.