Diversão e Arte

Enciclopédia de ouro

Pesquisadores lança obra que registra 15 anos de pesquisa sobre a história da exploração de pedras preciosas no país

postado em 12/08/2010 07:50
Tesouros nacionais que estavam esquecidos nos livros de história, em garimpos abandonados e coleções particulares, inacessíveis ao público. Histórias gravadas na memória de garimpeiros, mineradores e colecionadores. A rica história mineral do Brasil, que atravessa séculos de descobertas, passando pelos ciclos do ouro e do diamante, no século 18, enfim ganhou registro definitivo, pelas mãos de Carlos Cornejo e Andre Bartorelli. Depois de 15 anos de entrevistas, consultas a coleções e museus, e visitas a arraiais mineradores, a pesquisa resultou no livro Minerais e pedras preciosas do Brasil, um volume com 704 páginas e 1.153 imagens. Cornejo, jornalista chileno que mora no Brasil há 25 anos, define o trabalho como um ;museu de papel;. A obra será lançada hoje, às 18h, no Museu de Valores do Banco Central.

As A mineralogia, explica Cornejo, é o estudo dos minerais, considerados substâncias inorgânicas que apresentam composição química e cristalização definida. No Brasil, pouca gente sabe, mas cerca de 52 espécies de minerais foram encontradas e registradas no país, com nomes tipicamente nacionais. Como a brasilianita, que ilustra a capa do livro. Para o pesquisador, a mineralogia carece de literatura especializada e divulgação mais consistente. ;A história dessa procura por minerais, descobertas e estudos relativos a essas descobertas não tinha muita literatura. De 1950 pra cá, praticamente não ficou registro, a não ser pelos museus e coleções. A ideia foi procurar informações e compilar esse conhecimento que estava disperso;, conta.

Catálogos
Infelizmente, a riqueza mineral do Brasil parece ter mais reconhecimento no exterior que aqui. Segundo Cornejo, o Brasil é um dos maiores exportadores de pedras preciosas ; como diamantes, esmeraldas e turmalinas, por exemplo ; e o maior fornecedor de ferro e manganês do planeta. Pedras brasileiras respondem por pelo menos 20% dos catálogos de coleções e museus espalhados pelo mundo. ;O livro agradará ao especialista, ao geólogo, mas foi sinceramente feito pensando em todo tipo de público. Inclusive pensamos na parte estética, considerando os minerais como produtos estéticos, obras-primas da natureza;, analisa o autor. Para se ter uma ideia do interesse estrangeiro nas riquezas minerais brasileiras, a edição do livro em língua inglesa já se esgotou.

[FOTO2]A importância econômica da mineração foi responsável pela fundação de cidades inteiras e pela formação de identidades regionais, como inúmeras cidades em Goiás e Minas Gerais. A expansão territorial também se deu por meio da mobilização de novas descobertas, ainda no início da colonização europeia. Se o passado revela informações indiscutíveis, o presente também carrega consigo a herança de séculos de tradição. ;Há locais em que provavelmente tudo isso esgotou. Mesmo assim, pequenos mineradores, grupos de garimpeiros, em baixa escala, exploram de forma artesanal essas áreas. Há milhares no Brasil inteiro, e são as principais fontes de renda de alguns municípios. Já a mineração das grandes empresas representa um dos principais commodities do país;, destaca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação