postado em 20/08/2010 08:13
Christopher Nolan trabalhava como estagiário em um pequeno estúdio de cinema quando bateu os olhos no roteiro de Pulp fiction - Tempo de violência, de Quentin Tarantino. O cinéfilo londrino, fã do diretor de Cães de aluguel, nem tentou resistir à tentação. Devorou página por página do calhamaço, ainda em fase de filmagem. Hoje, mais de 15 anos depois, Nolan ainda se arrepende da bisbilhotice. "Ler o script não é como ver o filme. E ver o filme depois de ter lido o script definitivamente não é a mesma coisa", contou, em entrevista ao The New York Times. Aprendeu a lição: no cinema, segredos merecem ficar bem guardados.
Na época, meados dos anos 1990, o aspirante a cineasta concorria a uma cadeira no mercado independente. Tinha 20 e poucos anos. Hoje, aos 40, é um dos diretores mais bajulados do mundo. A arrancada pode ser explicada por alguns fatores: sorte (segundo o próprio cineasta), um fenômeno de bilheteria (Batman - O cavaleiro das trevas, de 2008) e, é claro, talento para narrar histórias de fantasia. Mas o trunfo de Nolan não tem nada de sobrenatural: ele ainda gosta de ser surpreendido pelos filmes, de preservar mistérios - e, principalmente, de puxar o tapete do espectador. "Meu objetivo é criar mundos originais, onde o público ainda não entrou", resumiu.
A nova traquinagem do cineasta, A origem, leva essa ambição a um patamar inédito, uma prova de ousadia até para um autor que já narrou uma trama de trás para frente (em Amnésia, de 2000). O longa-metragem de US$ 160 milhões se passa, em grande parte, nos sonhos dos personagens. Uma terra de infinitas possibilidades. "Os sonhos dizem muito sobre a capacidade da nossa imaginação. As pessoas costumam comparar o cérebro humano a computadores. É muito mais complexo do que isso", explicou. É nessa geleia de desejos reprimidos e situações cotidianas que navega o anti-herói Don Cobb (Leonardo DiCaprio), um ladrão especializado em se infiltrar nos sonhos e, assim, capturar os segredos mais íntimos das "presas".
Inteligência
Se dependesse de Nolan, o público não conheceria por antecedência nem mesmo esse fiapo de trama. Na campanha de divulgação, ele e os executivos da Warner optaram por esconder quase todas as informações sobre o filme. O trailer, por exemplo, soa incompreensível. A estratégia - testada em O cavaleiro das trevas, que faturou mais de US$ 1 bilhão no mundo todo - ferveu as expectativas do público. Semanas antes do lançamento, críticos comparavam o lançamento a clássicos como 2001 - Uma odisseia no espaço (1968), de Stanley Kubrick, e a fitas cult como Matrix (1999), dos irmãos Wachowski. A mina de ouro (e tutano) já rendeu mais de US$ 560 milhões em todo o mundo, só no Brasil R$ 6 milhões.
Os especialistas e os executivos de estúdios concordam que Nolan é um dos poucos diretores capazes de aliar entretenimento e inteligência. De temperar a diversão com alguma complexidade. E de pensar grande - algo raro em Hollywood. Pronto para dirigir o próximo episódio da série Batman (previsto para julho de 2012) e engrenar mais um produto da franquia Superman, o diretor traduz para os padrões da indústria um estilo sedimentado em projetos econômicos como Amnésia e Following (1998).
Rejeitadas por dezenas de estúdios, as primeiras crias do diretor já valorizavam roteiros engenhosos, burilados obsessivamente (o de A origem demorou 10 anos para ficar pronto). Com influências de cinema noir e livros de suspense, não subestimavam a perspicácia do público. Pode parecer um método seguro. Mas, a cada filme, o cineasta explode velhos enigmas para construir outros, de estaca zero. "O único risco de um projeto muito ambicioso é dar terrivelmente errado", comentou. Por enquanto, a grandiloquência compensa: os sonhos de Nolan, mesmo os mais ruidosos, não provocam dores de cabeça no dia seguinte.
Os cinco elementos
Conheça os principais ingredientes do método bem sucedido defendido pelo diretor de A origem
Roteiro
» A parceria entre os irmãos Christopher e Jonathan Nolan rende tramas engenhosas, com mistérios que desnorteiam o espectador. Prova maior desse talento é Amnésia: o drama de um homem sem memória é narrado de trás para a frente.
Surpresas
» Os filmes de Nolan não oferecem segurança ao espectador: em Amnésia e Insônia, personagens são submetidos a reviravoltas típicas da literatura policial. Em O grande truque, guardam segredos que são revelados no último minuto.
Realismo
» Mesmo quando adapta personagens de histórias em quadrinhos, Nolan mantém os pés no chão - uma herança dos thrillers americanos produzidos nos anos 1970. Em O cavaleiro das trevas, por exemplo, até o Coringa de Heath Ledger foi projetado com crueza.
Expectativas
» As campanhas de marketing que cercam os filmes do diretor costumam testar os nervos do público. A atuação de Heath Ledger, morto antes do lançamento, fez de O cavaleiro das trevas um evento. Em A origem, o trailer torna a trama do filme incompreensível de propósito.
Espetáculo
» A especialidade de Nolan é combinar roteiros enigmáticos com as exigências do cinema de ação: explosões, cenas de perseguição e efeitos especiais. Ambicioso e grandiloquente são dois adjetivos que acompanham o cineasta.
Ficha técnica
Nome
Christopher James Nolan
Nascimento
30 de julho de 1970
Cidade de origem
Londres
Residência
Los Angeles, Estados Unidos
Estado civil
Casado desde 1997 com a produtora Emma Thomas. Têm três filhos
Ofício
Diretor de cinema, produtor e roteirista
Atores recorrentes
Christian Bale e Michael Caine
Diretores que admira
Ridley Scott e Michael Mann
Maior bilheteria
Batman - O cavaleiro das trevas, de 2008. Faturou US$ 1 bilhão
Menor bilheteria
Following, de 1998. Faturou US$ 48 mil
Oscar
Ainda não ganhou. Mas foi indicado pelo roteiro de Amnésia
Próximos projetos
O terceiro Batman, programado para 2012. Produção de novo Superman
Filmografia
# Following (1998)
# Amnésia (2000)
# Insônia (2002)
# Batman begins (2005)
# O grande truque (2006)
# Batman - O cavaleiro das trevas (2008)
# A origem (2010)
# A origem
(Inception, EUA, 2010, 148min, não recomendado para menores de 12 anos). De Christopher Nolan. Com Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page e Ken Watanabe. Confira horários e salas no Divirta-se.