postado em 31/08/2010 07:03
Uma das estreias mais aguardadas do Cena Contemporânea acontece hoje, às 21h, na Caixa Cultural, com o espetáculo israelense Odysseus chaoticus, do novo e intrigante grupo ISH Theater. Formada pelos clowns Fyodor Makarov, Yolana Zimmerman e Noam Rubinstein, o espetáculo é um show de cabaré que mescla partes da narrativa mitológica da Odisseia, de Homero, com a história de uma excêntrica família italiana. Pela primeira no vez no Brasil, a trupe de Israel está bastante ansiosa com o Cena e espera ;conquistar o coração dos brasilienses; com sua apresentação.;Nossa peça é única porque combina drama e comédia, mitologia antiga e clowning moderno. É a história de um homem simples, reprimido pela sua família, que sonha com a liberdade e mergulha numa viagem dentro das aventuras da Odisseia. Espero que a plateia brasileira goste do nosso trabalho e estamos muito felizes por estar participando de um grande festival como esse;, disse em entrevista ao Correio, Alina Feldman, a produtora do ISH Theater, Odysseus é indicado para maiores de 14 anos.
Outra atração estrangeira que deve chamar a atenção é o espanhol El jardin del mundo, do grupo Las 4 Esquinas, um dos mais reconhecidos de toda a Espanha. A peça trata da tortura, colocando em cena quatro personagens: a Vítima, o Verdugo, o Indiferente e o Anjo, e pode ser vista até quinta-feira, às 21h, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro. Não recomendado para menores de 16 anos.
Quem também marca presença pela primeira vez nos palcos do Cena 2010 hoje, às 20h, no Teatro Plínio Marcos, é Tecendo fios d;éter, da Cia. Fios de Éter (DF), além de A dona da história (Teatro Garagem, às 19h), com a Trup Errante & Pé Nu Palco Grupo de Teatro, de Pernambuco. Vale lembrar que todas as noites, muita música está movimentando a praça do Museu Nacional Honestino Guimarães com a Cena Criolina e shows de artistas nacionais e internacionais.
CANCELADO
; Por motivos de saúde, foram canceladas as apresentações de ontem e hoje do espetáculo brasiliense Canção pra dançar sem par, de Andréa Alfaia, com Arthur Tadeu Curado. As apresentações mudaram para quinta e sexta, às 19h, na Sala Multiuso do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul).
Programação
17h30
; Praça do Museu ; Território de Risco ; Céu de barro ; Grupo Sutil Ato (DF)
19h
; Teatro Mosaico ; Cabaré das donzelas inocentes ; Murilo Grossi e William Ferreira (DF)
19h
; Teatro Garagem ; A dona da história ; Trup Errante & Pé Nu Palco (PE)
19h
; Teatro Goldoni ; Desavergonhada! ; Anita Mosca (Espanha)
20h
; Praça do Museu ; Entrepartidas ; Teatro do Concreto (DF)
20h
; Teatro Funarte Plínio Marcos ; Tecendo fios d;éter ; Cia Fios de Éter (DF)
21h
; Teatro da Caixa ; Odysseus chaoticus ; ISH Theater (Israel)
21h
; Sala Martins Pena do Teatro Nacional ; El jardin del mundo ; Las 4 Esquinas (Espanha)
22h30
; Praça do Museu ; Genil Castro (DF)
23h
; Praça do Museu ; Cena Criolina ; DJ A (DF)