Diversão e Arte

Quiosque Cultural do Conic inaugura painel com poema de Climério Ferreira

A peça é uma homenagem ao amigo Chico Alvim

postado em 17/09/2010 08:00
Grandes poetas da cidade terão seus nomes e charges gravados no painel que será inaugurado hoje, às 17h, no Quiosque Cultural do Conic. Em parceria com a Prefeitura do Setor de Diversões Sul, Ivan Presença, dono do Quiosque, homenageia o piauiense-brasiliense Climério Ferreira e o mineiro e diplomata Chico Alvim.

Climério, que também é letrista, nasceu em Angical (Piauí) e faz parte do cenário cultural da cidade nos cantos da poesia desde a década de 1960. Publicou os livros de poesia: Memórias do bar do Pedro & outras canções, Canto do retiro, A gente e a pantasma da gente, Essa gente (com o poeta Duarte), Artesanato existencial, Pretéritas canções e Memorial de mim.

Já Francisco Alvim, mais conhecido como Chico Alvim, rodou o mundo entre secretarias de representação brasileiras, consulados e embaixadas. Ganhou o prêmio Jabuti com o livro Passatempo e outros poemas. Entre suas obras estão: Amostra grátis, Sol de cegos, Poemas, Exemplar proceder, O corpo fora, Elefante. A poesia do painel é especialmente em sua homenagem, feita pelo amigo Climério, e leva o título Quero ser Chico Alvim.

A iniciativa de Ivan pretende divulgar esses poetas emblemáticos da cidade e seus trabalhos artísticos. ;É importante esse presente enquanto as pessoas estão vivas, enquanto a arte circula com elas. A maioria das homenagens que vemos são para pessoas que já morreram e que não podem colher os frutos, no caso, o reconhecimento;, ressalta o dono do Quiosque.

Na parte musical, o evento conta com a participação de Clodo Ferreira e seu grupo. O compositor, irmão de Climério, destaca as homenagens cantando suas músicas a partir de múltiplas informações captadas de Brasília. Em continuidade aos festejos, José Garcia Caianno, o Dedé, lança o livro Todo mundo é muito bom, mas meu casaco sumiu, uma novela poética de um só capítulo que fala sobre o atual momento político da capital. ;A novela não sobrevive até o próximo capítulo. O bom é que antes que as pessoas enjoem ela acaba;, brinca o autor. Outros poetas também estarão presentes no sarau. O Coletivo de Poetas em conjunto com OiPoema confirma a presença de figuras da cidade Luis Turiba, Vicente Sá, T.T. Catalão, Nicolas Behr e Cristine Bastos.

HOMENAGEM A POETAS DE BRASÍLIA
Inauguração, hoje, no Quiosque Cultural (Conic), às 17h. Entrada franca. Classificação indicativa livre

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação