Diversão e Arte

Em show em São Paulo, pianista Yanni fez passeio por sucessos da carreira

postado em 23/09/2010 08:00
São Paulo ; Da obra magistral Santorini ; iniciada com uma performance apoteótica de violoncelos e trompetes ; ao piano quase hipnotizante de One man;s dream. Durante cerca de duas horas, o pianista e tecladista grego Yanni fez um passeio por sucessos como Keys to imagination e The rain must fall, que lhe renderam 20 milhões de discos vendidos e apresentações memoráveis na Acrópole, no Taj Mahal e na Cidade Proibida. O primeiro show no Brasil, realizado na noite de terça-feira no Credicard Hall, em São Paulo, foi a prova de que seu talento não tem fronteiras.

Acompanhado de 13 músicos de primeira, Yanni foi ovacionado várias vezes, atraiu uma multidão para a frente do palco e deu um exemplo de simpatia ao arriscar várias frases em português. ;Estou muito feliz de estar aqui no Brasil pela primeira vez, especialmente em São Paulo;, disse, contagiando o público. ;Se vocês prometerem ir para casa, posso tocar mais uma;, brincou, no intervalo das cinco canções que compuseram o bis. Uma delas, a agitada Niki nana, praticamente levantou toda a plateia e fez muitos dançarem.

Yanni mostrou-se um artista generoso. Os solos dos músicos demonstraram virtuosismo e talento. Por alguns minutos, os holofotes saíram dos teclados do compositor e se focaram no duelo de violinos do armênio Samuel Yervinyan e da norte-americana Mary Simpson, em The storm, ou na apresentação elétrica do paraguaio Victor Espinosa ; que exibiu domínio absoluto da harpa. Outro ponto alto do show foi a performance das afinadíssimas Ann McCormick e Lisa Lavie na bela Aria. O baterista Charlie Adams executou números arrebatadores e ganhou o público ao aparecer com a camisa da Seleção Brasileira. Sóbria e emocionante, Felitsa foi celebrada desde os primeiros acordes.

Em entrevista ao Correio, após o show, Yanni falou sobre a sensação de tocar pela primeira vez no Brasil. ;Foi bem impressionante o público, bastante entusiasmado. O interessante é que eu tentava me lembrar do português e foi assustador tentar não errar a pronúncia;, brincou. ;Mas a plateia me deu tanto amor, tanta excitação, que jamais me esquecerei disso;, declarou. Amanhã, ele se apresenta no Rio de Janeiro, a última parada da turnê Yanni In concert pelo país. O compositor promete retornar em 2011. Se depender do calor dos brasileiros e do sucesso de público, ele pode pensar seriamente nesse projeto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação