Agência France-Presse
postado em 23/09/2010 16:10
Madri - O Museu do Prado de Madri identificou um novo quadro de Pieter Bruegel "o Velho" (1525-1569), elevando assim para 41 o número de obras do pintor flamenco no mundo, anunciou nesta quinta-feira a ministra da Cultura espanhola, Angeles González Sinde.
A identificação deste quadro, intitulado "El vino en la fiesta de San Martín", é "um acontecimento excepcional", declarou a ministra, lembrando que "há apenas 40 Bruegel no mundo. Há um neste museu e este vai ser o número 41".
A pinacoteca madrilenha está atualmente em negociações com os proprietários espanhóis - cuja identidade não foi revelada - para comprar a tela.
O Museu do Prado ofereceu "uma opção de compra muito vantajosa", disse González Sinde, informando que os donos "preferem que esteja em uma coleção do Estado do que seja vendido a uma coleção privada".
A direção do Prado não indicou, no entanto, qual poderá ser o preço dessa aquisição, enquanto a ministra afirmou que serão feitos "todos os esforços necessários" para que as negociações sejam finalizadas com sucesso.
O Museu do Prado trabalha na restauração deste quadro desde fevereiro e pôde identificá-lo graças a uma radiografia que revelou fragmentos da assinatura de Bruegel "o Velho" na parte inferior da obra.
Esta identificação torna-se ainda mais importante ao se considerar que se trata de um dos maiores quadros conhecidos do pintor até o momento (148x270,5 cm) e no qual ele empregou uma técnica que utilizou pouco, a de usar uma emulsão de cola no lugar de óleo como base.
O quadro, descrito pelo Prado como "uma espécie de torre de Babel composta por bebedores", necessita de "ao menos nove meses de restauração", disse Pilar Silva, responsável pelo departamento de pintura flamenca do Prado.
Caso a compra seja confirmada, será o segundo quadro de Bruegel "o Velho" na pinacoteca madrilenha, que já possui "El triunfo de la muerte".