Agência France-Presse
postado em 06/10/2010 13:34
Frankfurt - A maior feira do livro do mundo, em Frankfurt, Alemanha, está acostumada a grandes lançamentos, mas nenhum até hoje foi maior que o atlas que chegou aos seus estandes nesta quarta-feira, que mede dois metros de largura por três de altura.
À venda por singelos 100.000 dólares, o atlas de 128 páginas é um lançamento do editor australiano Gordon Cheers.
"É a primeira vez que se produz um livro deste tamanho", disse Cheers à AFP.
O editor contou precisar de toda a sua força apenas para virar uma página do livro, e que foram necessárias três horas para arrumá-lo no estande da feira.
"Hoje, tudo é digital e volátil. Isso ainda estará por aqui dentro de 500 anos", destacou Cheers. "Estamos criando um legado".
O atlas levou cerca de um mês para ser produzido, e sua tiragem inicial será de apenas 31 exemplares. Dois volumes já foram vendidos a museus nos Emirados Árabes Unidos - e o australiano se mostrou confiante de que, em breve, todos terão sido comprados.
Cheers trabalhou para as gigantes britânicas Penguin e Random House, mas nenhuma delas se interessou por seu projeto. Assim, ele decidiu tornar-se um editor independente e fundar sua própria firma.
O superlivro contém mapas de continentes inteiros, assim como imagens gigantes de locais famosos, montadas a partir de 1.000 imagens individuais.