postado em 07/10/2010 08:00
Açougue mais inspirado de Brasília, o T-Bone recebe hoje a escritora Ana Miranda e o músico Aloísio Brandão, dentro de mais uma edição da Quinta cultural. Para a ocasião, Ana preparou um texto no qual aborda as relações entre o romance e a história. Brandão apresentará o show Pelo avesso, com composições novas e antigas.Escritora cearense com passagem por Brasília e Rio de Janeiro, Ana Miranda, 58 anos, é cronista do Correio e autora de romances como Boca do Inferno, Desmundo e Dias & dias. ;Nos eventos, sempre me pedem para falar dos meus livros ou de questões ligadas à literatura ; o que acabou se tornando repetitivo. Por isso, já há algum tempo, eu tenho escrito jograis ou monólogos ;ficcionalizando; temas literários;, comenta.
Ana conta que recentemente, na Bienal do Livro do Paraná, convidada a falar sobre o tema ;quando a vida vira ficção;, ela criou um monólogo: ;Era a vida falando de si mesma, como se fosse um personagem;. A ideia original para esta noite era criar um encontro da prosa com a poesia. ;Seríamos eu o Nicolas Behr. Eu falando em nome da prosa e ele como o personagem da poesia;, explica.
Diante da impossibilidade de o poeta participar do encontro de hoje, Ana Miranda adotou outro formato: ;É uma peça ficcional em que o romance é um personagem parecido com Dom Quixote ; porque foi a partir dele que se estabeleceu todo o comportamento do romance, desde a sua parte mais técnica, de composição e estruturação, até a parte de pensamento, de ideologia, de conteúdo. Em determinado momento, o romance se encontra com a história, a ficção, e eles têm um diálogo. Isso dá uma visão mais nítida, porque a ficção tem o poder de, com poucas palavras, dar uma visão ampla de um assunto;.
Cantor e compositor, Aloísio Brandão, 52 anos, será acompanhado pelos músicos Lucas Araújo no violão de sete cordas, Fernando Machado na clarineta, clarone e sax-soprano, e Jorge Macarrão na percussão. Clara Brandão e Ana Prisce Barreto farão participações como vocalistas. ;Que ninguém espere de meu trabalho uma coisa fácil;, adianta Brandão. ;A minha música tem um compromisso estético. Uma marca dela é a complexidade harmônica e rítmica;, continua. O repertório do cantor terá composições próprias, algumas delas parcerias com Climério Ferreira, Vicente Sá e Ivan Braga.
Aloísio Brandão pretende finalizar um disco até o ano que vem. Na sequência, já começa a investir em um novo trabalho, formado por parcerias com Climério Ferreira.
QUINTA CULTURAL
Hoje, às 19h, no T-Bone Açougue Cultural (312 Norte). Show com Aloísio Brandão e apresentação literária com Ana Miranda. Entrada franca. Classificação indicativa livre.