Diversão e Arte

Pé de Cerrado vai mostrar seu novo CD em cidades do DF até o fim do ano

postado em 21/10/2010 07:32
Há 10 anos, seis amigos juntaram seus dons musicais e seus gostos pelas culturas regionais e formaram o grupo Pé de Cerrado. Como o nome já diz, a banda enraíza os costumes sertanejos, enaltece a natureza, evoca boas energias e cultua o cerrado. A pesquisa dos meninos de Brasília resulta em música, dança, teatro, circo, cantos indígenas e brincadeiras típicas do folclore brasileiro. Hoje, às 20h, no Sesi de Taguantinga Norte, com entrada franca, o Pé de Cerrado começa a turnê de divulgação de seu segundo CD, Cultura candanga, nas cidades satélites. O álbum foi lançado no 6; Festival Brasília de Cultura Popular, em setembro, na Funarte.

A ideia de apresentar o novo disco em outras cidades é descentralizar a cultura e tornar a arte sempre mais acessível, além de agregar pessoas que muitas vezes não vão para o Plano Piloto. ;A gente quer aumentar a percepção cultural em outras cidades e conquistar novos públicos;, destaca o vocalista da banda Pablo Ravi, em relação a sair da cidade para trabalhar em outro estado ou país.

Influenciados por grandes nomes da música instrumental e nordestina, como Antônio Nóbrega, Hermeto Pascoal e o do mestre Luiz Gonzaga, as músicas do grupo acolhem todos os lugares do Brasil e têm como característica a diversidade e a mistura dessas culturas. No cenário musical da cidade desde 1999, eles cativaram o público alternativo e hoje agradam crianças, jovens e até idosos.

Pé de Cerrado: a diversidade e a preocupação com a  cultura local são o mote do pessoal da banda candangaConhecidos pela interatividade com a plateia, a banda tem parceria com o grupo de teatro Artetude, que geralmente acompanha o grupo em suas apresentações arrancando risadas do público. Ciranda, catira, forró, samba-pisado, coco e maracatu estão entre os ritmos tocados pelo sexteto.

Formado por Rafael Black (zabumba e bateria), Bruno Berê (violão, percussão, voz e flautas), Fernando Fernandes (baixo e percussão), Pablo Fagundes (gaita, flauta transversal e voz), Bruno Ribeiro (violão, percussão e voz) e Pablo Ravi (sanfona e voz), o Pé de Cerrado tem produção independente e letras autorais. Neste 2; álbum, destacam-se as músicas Cultura candanga, O presente e Coração aprendiz, compostas pelo vocalista e o percurssionista Bruno Ribeiro.

Todos estudaram na Escola de Música de Brasília (EMB), uns se formaram na Universidade de Brasília (UnB), fizeram teatro, viajaram, mas além de tudo isso, eles têm mais uma coisa em comum: o amor por Brasília. Esse novo disco é também uma homenagem aos 50 anos da capital, revelando o perfil multicultural que a cidade oferece e desfruta. Para eles, a cultura gira aqui nesse quadradinho de cerrado.

Brincadeira
O grupo faz projetos para o final do ano, quando acabarem as apresentações nas cidades satélites. Entre eles, o lançamento do primeiro DVD, gravado no 11; Festival de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em 2009 e na Sala Villa Lobos, em 2005. Eles também fazem trabalhos em escolas para crianças. Para o grupo, o espetáculo deles é uma grande brincadeira. ;Gostamos de criar essa movimentação com a criançada. Nós temos um projeto de gravar um CD e DVD infantil no ano que vem;, planeja Pablo.

Além do tom lúdico das apresentações, a veia religiosa chama a atenção nas composições. Referências à Nossa Senhora, santos e à própria natureza são como um amuleto para eles nos shows. ;Acaba que se transforma em uma licença, uma entrada, uma energia boa no palco. Como nosso trabalho é de pesquisa, as manifestações religiosas não fogem dos rituais folclóricos dos povos;, completa Ravi.

CULTURA CANDANGA

Hoje, às 20h, show com o grupo Pé de Cerrado. Local: Sesi de Taguatinga (QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação