postado em 01/11/2010 08:00
Pílulas sedativas, injeções de adrenalina, pequenas armas calibre .22 escondidas em tubos de pasta de dente, charutos envenenados e seringas hipodérmicas camufladas em canetas nada suspeitas. Certamente uma lista de apetrechos que deixaria qualquer James Bond com água na boca. Porém, diferentemente do que muitos podem pensar, esses itens não são exclusivos da imaginação de algum cineasta ou roteirista hollywodiano. CIA manual oficial de truques e espionagem, editado pela Lua de Papel, escancara para os leitores brasileiros o projeto da Agência Central de Inteligência Americana (CIA), que chegou a contratar um mágico profissional para repassar técnicas e truques de ilusionismo aos agentes que combatiam a ;força comunista; da União Soviética, durante a Guerra Fria. ;Nosso livro foi escrito usando um documento dessegredado e, depois de uma revisão rotineira por parte da CIA, foi aprovado para publicação;, relatam os autores H. Keith Melton e Robert Wallace.Ambos descobriram o tal documento não por acaso, já que trabalhavam na agência. Enquanto Robert atuou como diretor do Escritório de Assistência Técnica, Melton, por ser uma autoridade internacional em espionagem, agia como consultor em momentos de emergência. ;Os arquivos foram descobertos durante uma pesquisa que fazíamos na lista de arquivos que deixavam de ser secretos. Já sabíamos que este documento existia, mas levamos um susto quando vímos que ele havia-se tornado aquilo público sem nenhum alarde;, conta a dupla.
Manuscrito
A operação, chamada Mkultutra, possuía 128 subprojetos, mas apenas um deles chamou atenção dos autores. ;Encontramos um manual manuscrito completo de um mágico chamado John Mulholland que revelava, inclusive com desenhos explicativos, como técnicas tradicionais de ilusionismo poderiam ser aplicadas pelos agentes;, explicam. Segundo eles, Mulholland teria sido selecionado pela agência por sua capacidade de realizar os truques a poucos metros da plateia.
Mas as revelações da obra não param por aí. Entre as 224 páginas da obra, o leitor irá encontrar táticas especiais direcionadas para o plano Mongoose. A ideia do projeto era assassinar ou tornar o comunista Fidel Castro desacreditado por seus seguidores. Um dos truques previa a criação de botas contaminadas e charutos depiladores, que, de acordo com os documentos, fariam com que Fidel fosse contaminado por sal de tálio, que provocaria a queda da famosa barba do líder cubano. Para matá-lo, a arma seria a caneta envenenada, que injetaria em suas mãos o mortal veneno Black Leaf 40.
CIA - MANUAL OFICIAL DE TRUQUES E ESPIONAGEM
Autores: H. Keith Melton e Robert Wallace
Número de páginas: 224. Preço médio: R$ 34,90
Editora: Lua de Papel