Irlam Rocha Lima
postado em 02/11/2010 08:00
Um painel bem representativo da música feita atualmente em Brasília foi apreciado pelo público que lotou o Teatro Silvio Barbato, do Sesc, na etapa final da segunda edição do Festival Nacional FM, na noite do último sábado. São João (Túlio Borges) e Tô chegando (Ted Falcon), as vencedoras nas categorias vocal e instrumental, respectivamente, vão representar o Distrito Federal no Festival Nacional de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) ; em data e local ainda não definidos.A canção Mensageiro, de Léo Campos e Luciano de Sá, foi a ganhadora da votação do público pela internet; enquanto a cantora Cely Curado recebeu do júri o prêmio de melhor intérprete, pela canção Tempo de amar, de Ivo Ângelo. As 10 músicas que participaram da finalíssima serão registradas em CD, produzido pela organização do evento.
Túlio Borges, que há três meses lançou seu CD de estreia, Eu venho vagando no ar, recebeu com naturalidade a vitória no festival. ;Considero São João uma boa música, mas havia outras que, igualmente, poderiam ser escolhidas como vencedora;, comentou. ;De qualquer forma, resultado de festival é sempre surpreendente. Em 2007, ganhei o Sesc de Música, com Shirley. No ano passado, na mesma mostra, fiquei em segundo lugar, com Noite de meninas.;
Em São João, o festejo junino é apenas um pano de fundo para a personagem da letra (extraída de poema do paraibano Jessier Quirino). Em trecho da letra, ele diz: ;São João, santa Santinha/ Foi meu norte no negrume/ Na escuridão da vida/ Foi meu vagalume;. Para Túlio, um dos aspectos importantes do festival ;é a possibilidade de a música entrar na programação de várias rádios públicas do país;.
Quem tem entendimento semelhante é Ted Falcon: ;Fico feliz ao saber que Tô chegando, um choro amaxixado, venha ser ouvido pelo público ligado nas rádios públicas. Esse tipo de divulgação é muito importante para o trabalho de todo compositor e intérprete. Divido a vitória no festival com os excelentes músicos que estiveram comigo no palco, defendendo a música;.
Norte-americano, Falcon está radicado em Brasília desde 2007. Aqui, tem se apresentado com frequência no Clube do Choro e no Café Senhoritas, entre outros locais. O violinista tem seis discos lançados, sendo dois no Brasil, em que passeia com desenvoltura pelo universo do choro e de outros ritmos brasileiros. O mais recente tem como título Jambrosia ; nome também da banda do instrumentista.
Cely Curado se surpreendeu ao ser escolhida pelo júri como melhor intérprete. ;Tenho consciência que defendi bem o samba-canção do Ivo Ângelo, mas acreditava que Eduardo Rangel, de quem sou admiradora, vencesse nessa categoria. A performance dele em cena foi um dos destaques do festival;, elogiou. Ainda sem disco lançado, a cantora participou do segundo CD de Sandra Duailibe, que saiu neste ano.