postado em 03/11/2010 08:34
O principal prêmio literário do país, o Jabuti, terá uma festa de gala para a entrega dos troféus aos vencedores de 2010. Organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o prêmio foi disputado apenas por obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009.
Uma das novidades da edição deste ano são o prêmio "Voto Popular" ficção e "Voto Popular" não ficção - votação do público aberta pela internet e que foi realizada entre 5 e 31 de outubro. Cinco dos oito autores brasilienses que concorriam ao prêmio estão entre os três primeiros colocados em suas respectivas categorias. José Resende ficou com o prêmio principal na categoria Contos e Crônicas com Eu perguntei ao velho se ele queria morrer (e outras histórias de amor). Em terceiro lugar na categoria reportagem ficou Conversas de cafetina, de Sérgio Maggio, subeditor do Diversão.
De Brasília, ganharam ainda Reynaldo Jardim, que ficou em segundo na categoria Poesia com Sangradas escrituras e Athos Bulcão, editado pela Fundação Athos Bulcão e primeiro lugar em Arquitetura, Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes.