Diversão e Arte

Filme premiado em Berlim abre o sétimo festival de cinema de Manaus

Ricardo Daehn
postado em 05/11/2010 08:00
Simone Spoladore em Elvis e Madona, um dos oito longas do festivalVencedor de prêmios paralelos na mais recente edição do Festival de Berlim e destacado pelo júri popular do Festival de Sundance, o documentário Lixo extraordinário abre a mostra competitiva do 7; Amazonas Film Festival com ampla programação, em Manaus, a partir de hoje. Resultando em mudanças sociais para catadores instalados no Jardim Gramacho (RJ), o longa dirigido por Lucy Walker revela a influência do trabalho do artista plástico Vik Muniz, que interfere na visão de mundo dos (a princípio) meros agentes de inspiração artística.

Ao longo de sete dias, o Teatro Amazonas será palco para exibições de outros sete longas, dois deles nacionais: Elvis e Madona e Luz nas trevas ; A volta do Bandido da Luz Vermelha. No primeiro, o diretor Marcelo Laffitte expõe os desdobramentos da união entre a entregadora de pizzas Elvis (Simone Spoladore) e o travesti Madona (Igor Cotrim), cabeleireiro com ambições artísticas. Clássico de 1968, O Bandido da Luz Vermelha (de Rogério Sganzerla) foi o embrião para o outro título brasileiro, assinado por Helena Ignez e Ícaro Martins. Na fita, Ney Matogrosso assume o protagonista que molda a vocação do filho, o criminoso Tudo ou Nada.

Com gama variada de registros nas atrações, há uma dupla bem-sucedida no Festival de Sundance: Winter;s bone (vencedor do Grande Prêmio do Júri) e O juramento à Jihad, documentário premiado na categoria de fotografia. Realização de Laura Poitras, o último captura o processo de persuasão sofrido pelo presidiário de Guantánamo Salim Hamdan. Depois de conhecer o futuro guarda-costas de Osama Bin Laden, Abu Jandal, Hamdan foi efetivado como motorista do líder afegão. Produção norte-americana, Winter;s bone relata o drama familiar de Ree Dolly que parte em busca do pai, peça-chave no impedimento do processo de despejo.

A disputa no 7; Amazonas Film Festival, ainda alinha dois títulos alimentados por tragédias em famílias: o de Aftershock (de Xiaogang Feng) é abrangente e cobre três décadas, a partir de terremoto em 1976, enquanto a protagonista do mexicano Las buenas hierbas tem que lidar com o intimista problema da mãe atingida por Alzheimer. Habana Eva completa a lista de longas, ao narrar uma escolha amorosa da costureira do título que elabora metáfora sobre o futuro de Cuba. Diretora do longa, a venezuelana Fina Torres já tem a presença confirmada no evento que fará homenagem especial ao ator Nelson Xavier (Chico Xavier). Outros nomes confirmados são os do ator cubano Jorge Perugorría e dos diretores espanhóis Maria Laguna e Miguel Hermoso.

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