Diversão e Arte

Diogo Nogueira lança CD e DVD com participações especiais

Entre os nomes estão Chico Buarque, Ivan Lins, Alcione e Hamilton de Holanda

Irlam Rocha Lima
postado em 16/11/2010 07:38 / atualizado em 19/10/2020 10:08

Diogo gravou 23 faixas para o DVD, incluindo quatro inéditas, em show para 5 mil pessoas no Vivo RioDiogo Nogueira já estava com o CD Tô fazendo minha parte praticamente pronto quando recebeu Sou eu, de Ivan Lins e Chico Buarque. De imediato, parou tudo no estúdio e gravou o samba, que viria a ser um dos destaques do trabalho. ;Desde então, pela qualidade da música e o conteúdo da letra, já a imaginei como o título de um próximo projeto;, revela.

Como era de se esperar, Sou eu deu nome ao CD e ao DVD que Diogo está lançando. A gravação foi feita em 23 de julho, no Vivo Rio (Rio de Janeiro), superlotado por 5 mil pessoas. ;Encontrei nesse título uma forma bem abrangente de chegar ao público, uma vez que ele remete à minha vida, à minha história, desde a infância no subúrbio do Méier até os dias de hoje;, comenta.

O DVD traz 23 faixas, entre elas quatro inéditas: Contando estrelas (Ciraninho e Rafael dos Santos), Razão pra sonhar (Inácio Rios, Rafael Richard e Diogo Nogueira), Vestibular pra solidão (Alexandre Pires) e A vitória demora mas vem (Juninho Thybau, Luís Caffé e Baiaco). ;Entre esses novos compositores que gravei, alguns são amigos há muito tempo e há os que são parceiros, como o brasiliense Leandro Fregonesi e Ciraninho, meu camarada da Portela. Inácio, filho de Zé Catimba, e Juninho, sobrinho de Zeca Pagodinho, são outros talentosos compositores da minha geração;, conta.

Em Sou eu há músicas que Diogo havia gravado em discos anteriores, como Tô te querendo (Xande de Pilares, Magalha e Almir Guineto), que abre o repertório, Me leva (Toninho Geraes e Serginho Beagá), Malandro é malandro, mané é mané (Neguinho da Beija Flor) e Tô fazendo minha parte (Gilson Bernini e Flavinho Silva). Também há antigos sucessos alheios que recriou com propriedade: Deixa eu te amar (Mauro Silva, Camilo e Agepê) e Pelo amor de Deus (Paulo Débétio e Paulinho Rezende).

Chico Buarque, Ivan Lins e Hamilton de Holanda, os convidados especiais, dividem com Diogo a interpretação de Sou eu, um dos melhores momentos do DVD. Em duos com Chico e Ivan, ele refaz os clássicos Homenagem ao malandro e Lembra de mim, respectivamente. Cheio de suingue, ao lado de Alcione ; outra presença marcante no projeto ;, solta a voz em Amor perfeito (Leandro Fregonesi e Ciraninho). Hamilton exibe o conhecido virtuosismo também em Lama nas ruas ; um samba de Almir Guineto e Zeca Pagodinho que Diogo sempre quis gravar.

;Ter Chico, Ivan, Alcione e Hamilton no DVD é uma honra para qualquer um;, afirma o cantor. ;A amizade com o Chico vem das peladas no Politeama. Ivan é um novo amigo; Alcione, conheço desde quando eu era criança, pois ela era muito ligada a meu pai. Conheci o Hamilton assim que ele chegou ao Rio, no começo da década. Nos aproximamos durante uma turnê pelos Estados Unidos, quando fizemos algumas apresentações juntos. Hoje, o considero um irmão.;

 

Ouça trecho da música Sou eu

Documentário e clipe
Bruno Murtinho assina o DVD do show dirigido por Afonso Carvalho e com direção musical de Alceu Mai, responsável, também, pelos arranjos. O consagrado artista plástico Hélio Eichbauer (o mesmo dos shows de Caetano Veloso) criou três cenários que remetem ao universo carioca de Diogo Nogueira, como o bairro boêmio da Lapa. As coreografias ; outro destaque ; ficaram por conta da companhia de dança de Carlinhos de Jesus.

Os extras trazem o minidocumentário Dia da final, com o registro da rotina do cantor no dia em que ele concorreu (e venceu), em 2008, pela terceira vez, a disputa pelo samba-enredo da Portela. Há, ainda, making of com imagens dos bastidores do show e o clipe de Tô fazendo minha parte. São momentos importantes na trajetória do mais destacado representante da nova geração do samba carioca.

Entre shows e prêmios
Com Tô fazendo minha parte, o CD lançado em 2009, Diogo Nogueira conquistou o Grammy Latino na categoria brasileira de melhor álbum de samba, em cerimônia realizada no último dia 11, em Los Angeles (EUA). Dois dias antes, o cantor e compositor carioca havia retornado da Europa, onde cumpriu bem-sucedida turnê, com shows em Portugal (Lisboa e Porto), Itália (Torino), Inglaterra (Londres) e Suíça (Zurique). No próximo dia 27, Diogo estreia Sou eu, o novo show, no Vivo Rio (Rio de Janeiro).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação