Diversão e Arte

Morreu Irvin Kershner, diretor de 'O império contra-ataca'

Agência France-Presse
postado em 29/11/2010 21:01
PARIS - O diretor americano Irvin Kershner, conhecido por ter dirigido o segundo filme da série "Star Wars", "O império contra-ataca", morreu aos 87 anos em Los Angeles, informou sua neta, Adriana Santini, que vive em Paris.

Kershner, que além do clássico da ficção científica de 1980 também dirigiu Sean Connery como James Bond em "Nunca mais outra vez" (1983) e Peter Weller em "Robocop II" (1990), morreu em casa após uma longa doença.

George Lucas, criador de "Star Wars", afirmou ter perdido um grande amigo. "O mundo perdeu um grande diretor e uma das pessoas mais genuínas que já tive o prazer de conhecer. Irvin Kershner era um verdadeiro cavalheiro em todos os sentidos da palavra", disse Lucas em uma nota. "Eu o considerava um mentor", destacou.

No comunicado, Lucas conta ter escolhido Kershner depois de decidir que não queria dirigir o filme. "Eu precisava de alguém em quem pudesse confiar, alguém que eu realmente admirasse e cujo trabalho fosse maduro e bem-humorado. Este era Kersh", elogiou.

Nascido na Filadélfia, em 1923, Kershner trabalhou com música e fotogafia antes de começar sua carreira como cineasta. "O império contra-ataca" foi sua grande oportunidade, seguida por "Nunca mais outra vez". Além disso, outro destaque foi seu trabalho no polêmico filme "A última tentação de Cristo", de Martin Scorsese.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação