Irlam Rocha Lima
postado em 03/12/2010 07:25
São Paulo ; Mãe coruja, Ivete Sangalo não perde oportunidade de contar histórias em que chama a atenção para a vivacidade de Marcelo, o filho de 1 ano que ela teve com o nutricionista Daniel Cady. Feliz da vida, revela detalhes das estrepolias do garoto, nas conversas com amigos, em mensagens para os fãs via Twitter e até em entrevistas. Mas ela tem outros motivos para estar sorrindo à toa.Em tempos de crise profunda da indústria fonográfica, a cantora foi surpreendida na tarde de quarta-feira com notícia pra lá de alvissareira. Ela ficou sabendo pelo presidente da Universal Music, José Antônio Éboli, que o DVD e o CD gravados ao vivo no Madison Square Garden, em Nova York, em 4 de setembro, chegam às lojas na próxima terça-feira com pré-venda de 300 mil cópias.
A revelação antecedeu a entrevista concedida por Ivete a jornalistas de várias partes do país, num luxuoso hotel da região dos Jardins, em São Paulo. Espontânea, como de hábito, mas sem deixar de lado a seriedade, falou durante duas horas sobre detalhes do projeto, no qual foram investidos US$ 5 milhões, sobre o resultado do trabalho e o que tem planejado daqui para a frente. Pelo menos até 2011, quando ; depois do carnaval, em Salvador ; colocará o pé na estrada com a turnê do DVD, que a levará a 20 capitais brasileiras, inclusive Brasília.
Ivete Sangalo no Madison Square Garden, com produção musical de Alexandre Lins, foi filmado pelo diretor inglês Nick Wickham, responsável por DVDs de Madonna, Beyoncé, Red Hot Chilli Peppers e Foo Fighters, entre outros. No repertório estão reunidos sucessos da cantora, como Cadê Dalila?, Eva, Festa, Sorte grande e Na base do beijo. O funk Aceleraê, a levada dançante Qui belê, o galope Desejo de amar (que deve ser a música a ser trabalhada inicialmente, com jeito de hit de verão) e a bela Pra falar em você, uma guajira cubana com sotaque de recôncavo baiano, são inéditas.
Pensando em nós dois, outra inédita, colocou lado a lado no show Ivete e Seu Jorge, e resultou num dos melhores momentos do DVD. Ela e a canadense Nelly Furtado fazem duo em Where it begins, parceria das duas. A baiana e o argentino Diego Torres dividem a interpretação de Ahora ya sé (versão de Agora eu já sei); e com o popstar colombiano Juanes, estabelece dueto inédito em Darte. ;Trouxe para o projeto artistas consagrados, que conheci nas viagens pelo mundo e de quem me tornei amiga;, justifica.
Memória afetiva
Novidade, também, é Ivete ao piano, pela primeira vez em público, cantando lindamente Easy, balada clássica de Lionel Richie, gravada originalmente pelo grupo Commodores. ;Esta é daquelas canções que fazem parte da minha memória afetiva;, comenta. Outra homenagem é feita ao genial Michael Jackson, com o megahit Human nature. No entanto, é ao cantar Me abraça, um dos primeiros sucessos do começo da carreira, como vocalista da Banda Eva, que ela é tomada pela emoção. Chora e pede desculpas às 15 mil pessoas presentes no Madison, que ; igualmente emocionadas ; explodem em aplausos e gritos.
Sempre agradecida aos fãs, Ivete deixa claro que tudo o que é planejado por sua equipe de produção e desenvolvido por ela e pela excelente Banda do Bem, tem como objetivo agradá-los. ;Levar este show, concebido com muito cuidado e carinho para o Madison Square Garden, teve como objetivo chegar bem aos Estados Unidos, e vê-lo reverberar por países latinos. Mas antes de tudo queria me ;amostrar; para os fãs brasileiros que moram em Nova York e outras cidades norte-americanas e aos que foram do Brasil para me assistir;, afirma. A maioria, que não pôde ir, vai poder ver no DVD tudo o que aprontei no Madison;, acrescenta. E aprontou mesmo: No fim apoteótico, por exemplo, ela deixa o palco içada por balões, em cena inspirada pelo desenho animado Up ; Altas aventuras.
O réporter viajou a convite da gravadora Universal Music