Nahima Maciel
postado em 07/12/2010 08:00

Raffa vasculhou os arquivos guardados pela mãe, Gisele Santoro, no apartamento da 107 Norte, para encontrar nove peças com as quais pudesse travar um diálogo entre o erudito, o popular e o eletrônico. Esbarrou na dificuldade que permeia a obra do maestro, compositor e fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional: há poucas gravações das peças de Santoro e boa parte delas está em fitas magnéticas guardadas de forma precária. ;Fui na intuição;, avisa Raffa. ;As que escolhi estão gravadas.; Nem todas, no entanto, foram registradas em CD.
Comentários
Raffa utilizou apenas trechos das peças. Em Ciclo Brecht, composta nos anos 1970 na Alemanha, Santoro experimentou os recursos eletroacústicos e mesclou poemas de Bertold Brecht às composições. Raffa extraiu apenas uma frase para sobrepor à batida eletrônica. ;É uma peça pioneira na eletroacústica.
Primeiro ele gravou a voz, uma só voz, reproduziu e sobrepôs, passava um a fita em três gravadores de rolo para obter os ecos.; Elegia, composta para um balé coreografado por Gisele Santoro e gravado por Waleska Hadelich e Ney Salgado, e Prelúdio n; 1 são as peças mais populares do disco e Impressões sobre a 7; Sinfonia traz a voz do próprio Santoro em comentários sobre música. ;Ele fazia isso, pegava uma fita cassete e gravava. Temos umas oito fitas e elas trazem coisas muito esclarecedoras da época;, garante Raffa. Lá pelas tantas, Santoro fala sobre a Sinfonia n; 7: ;É uma sinfonia para grande orquestra e tem muita nota pra escrever.;
Ouça a faixa Paulista n; 01, do CD Santoro popular
Raffa, 42 anos, quis moldar uma leitura diferente para a obra do pai e estabelecer um diálogo de gerações. ;A intenção não foi tornar mais palatável. Seria palatável se eu pegasse os prelúdios, que são bem populares, e colocasse em ritmo de bossa nova. A ideia foi fazer o contraste. Me apropriei mesmo;, conta. ;Eu quis dizer ;ouça Santoro desse jeito e, se você gostar, ouça o original;. A música eletrônica é consequência da música eletroacústica.;
Além da conversa musical, Raffa, cuja trajetória está ancorada no movimento hip-hop, também enxerga uma convergência de ideologias na maneira como ele e o pai encaravam a música. ;Meu pai era uma pessoa ideológica e não se vendia. O hip-hop prega uma atitude revolucionária e sempre tive essa coisa de não me vender.; A primeira edição de Santoro popular ainda não está a venda e será distribuída por instituições do Distrito Federal, mas o DJ prepara uma versão para ser comercializada no início de 2011 com o acréscimo de três faixas.