postado em 08/12/2010 07:34
Respeitável público, tome sua poltrona, porque o Circo Rebote está chegando. E a agenda da trupe formada pela brasileira Erika Mesquita e pelo peruano Atawallpa Coello está movimentada. Além de apresentações no Plano Piloto e nas satélites, eles são uma das atrações do Festival de Circo e Palhaço de Anápolis, no próximo sábado. ;Vamos nos apresentar até o fim do ano, daí paramos para o Natal e o réveillon. Nosso espetáculo está sendo aprimorado a cada dia e acho que o público sente esse amadurecimento. É bem interessante;, comenta Erika. Criada em 2008, Tome sua poltrona é uma comédia circense inspirada nos antigos teatros populares, em que os artistas se apropriam da vivacidade do cômico, das acrobacias e das canções, aproximando-se, assim, do público. E foi essa a encenação escolhida por Erika e Atawallpa para ser apresentada hoje no Sesc Paulo Autran, em Taguatinga; sábado, no Instituto Cervantes; domingo, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura (Shopping Iguatemi); e na próxima terça-feira, no Teatro de Sobradinho.
Erika conta que o espetáculo foi construído a partir de uma pesquisa sobre o palhaço, e que um dos pontos altos é a música executada pelos atores e pelo contrabaixista Luiz Gustavo Rezende. ;A gente utiliza vários instrumentos, como bateria, acordeom, trompete. Luiz Gustavo nos acompanha desde o começo do ano, numa parceria muito produtiva. Toda a trilha sonora é praticamente ao vivo. Dá outro ânimo à cena;, destaca.
Outra participação especial no palco é a da pequena Iacy Coello, 9 anos, filha de Erika e Atawallpa. ;Há um jogo de conquista no palco, um encantamento. No fim da apresentação, surge uma boneca, vivida pela Iacy, representando não só a união entre os nossos dois personagens, Ataualpa e Berinjela, mas também a união entre duas culturas: a peruana e a brasileira. Tem muito a ver com a nossa história real, fora dos palcos;, revela a atriz.
Amadurecimento
Erika faz questão de ressaltar duas figuras do universo da palhaçaria em Brasília que foram fundamentais para o amadurecimento tanto dos atores como de Tome sua poltrona: os palhaços Denis Camargo e Zé Regino. ;Eles nos ajudaram a construir o espetáculo, nos ensinaram e deram consultoria sobre o tempo de comicidade, a elaboração dos personagens;, comenta.
No primeiro semestre de 2011, o Circo Rebote vai encenar em várias cidades do DF sua outra comédia, Columpio, e preparar também uma nova montagem. ;Quando passarem as comemorações de fim de ano, vamos dar uma pausa e sentar para pesquisar mais um espetáculo, que vai focar todas as técnicas com que estamos acostumados a trabalhar;, ela adianta.
A companhia de Erika e Atawallpa surgiu em 2004, com a proposta de pesquisar linguagens artísticas e criar espetáculos de teatro e circo com foco na comicidade.
Além de apresentar os espetáculos Tome sua poltrona e Columpio, inclusive em festivais por todo o país, o grupo realiza pesquisa e criação de números em trapézio em balanço, cordas e outras especialidades circenses.
Tome sua poltrona
Hoje, às 10h e às 16h, no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga; sábado, às 19h, no Instituto Cervantes (707 Sul); domingo, às 15h, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura (Shopping Iguatemi); e dia 14, às 10h, no Teatro de Sobradinho. Entrada franca. Classificação indicativa livre. Informações: 9637-2902 e pelo site .