Nahima Maciel
postado em 15/12/2010 07:25
[FOTO1]A cultura brasiliense é um modo de vida. Está na produção artística, mas também na maneira como as pessoas circulam e usufruem da cidade. Era esse o foco quando André Amaro, coordenador do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, idealizou a série de exposições de fotografias que ocuparam o local durante 2010. Para comemorar os 50 anos da capital, Amaro selecionou fotógrafos cujo trabalho traduzisse a maneira de viver dos brasilienses. Agora, o espaço recebe imagens das cinco individuais realizadas ao longo do ano e concentradas na exposição Brasília capital da cultura. Há várias vertentes da cultura local nas 84 fotografias escolhidas por Amaro. ;A gente queria ter um retrato maior do modo de viver brasiliense mas não conseguimos, então o que se vê nessa mostra são segmentos: temos o teatro, a cultura popular e os fotógrafos do Correio Braziliense, que trazem o esporte praticado na capital;, avisa. Arquitetura é o destaque da mostra. Na série Brasília iluminada, Bento Viana registrou os monumentos de ângulos inusitados. ;É muito interessante porque ele mostra coisas que a gente não está acostumado a ver. Ele dá ênfase à questão da luz, da iluminação e traz recortes que transformam fachadas em verdadeiros grafites.;
Abstracionismo e cubismo mesclam-se nas imagens de Viana. O teatro ficou por conta do olhar delicado de Dalton Camargos, nome preferido dos diretores e dos atores da cidade quando se trata de iluminação. O módulo cultura popular sempre foi uma especialidade de Tatiane Reis, por isso Amaro selecionou imagens de manifestações locais, como o Boi de Seu Teodoro. Já o rock da cidade é objeto de Patrick Groesner, que participa da mostra com imagens de bandas brasilienses, como Raimundos.
Competições
No quesito esporte e lazer, a equipe de fotógrafos do Correio traz imagens do cotidiano em espaços reservados para a prática de atividades. Maratonas, corridas de ciclismo, provas de triatlo, peladas em campos precários e competições de natação pautam a equipe de repórteres formada por nomes como Monique Renne, Ronaldo de Oliveira, Paulo de Araújo, Iano Andrade, Daniel Ferreira, Bruno Peres, Gustavo Moreno e Edilson Rodrigues no registro da prática de esportes na cidade.
Além da mostra sobre a cultura na cidade, a Câmara recebe também uma exposição de 84 fotografias realizadas por Luiz Alves e Marcelo Cícero durante uma visita de um congado mineiro ao Congresso. O grupo veio homenagear o conterrâneo Juscelino Kubitschek e os fotógrafos registraram a visita para editar o livro Congado Festival ; Brasília 50 anos.
BRASÍLIA CAPITAL DA CULTURA
Exposição de 14 fotógrafos de Brasília sobre a cidade. Visitação até 17 de fevereiro, de segunda a domingo, das 9h às 17h, na Sala de Exposições da Câmara dos Deputados.