postado em 28/12/2010 08:00
Eleito o homem do ano pela revista Time, o jovem bilionário Mark Zuckerberg ainda tem a aparência de um universitário recluso, tímido, que passa tempo demais pendurado na internet. Sardento, cabelos curtos e um laptop sempre a postos, o rapaz de 26 anos não faz o estilo de um magnata à moda antiga. Em vez dos ternos alinhados dos yuppies, prefere pullover, calça jeans e tênis. A equipe de funcionários do Facebook ; o site que conecta cerca de 550 milhões de pessoas no mundo todo ; também segue o estilo despojado e discreto, típico dos alojamentos estudantis. Nas horas vagas, praticam esgrima e brincam de paintball. Engana-se, no entanto, quem trata os discípulos de Mark como ;outsiders;, peixes fora d;água. Pelo contrário. O criador e presidente do Facebook é um dos heróis de uma geração pródiga em produzir poderosos nerds ; geniozinhos da informática que provocam estrondos no mundo dos negócios. Em 2010, eles dominaram não só o mercado como a cultura pop. A começar pelo próprio Mark, o polêmico protagonista do filme mais elogiado da temporada pela crítica americana: A rede social, de David Fincher. Não é representante mais popular de uma classe que conquistou uma poltrona aconchegante nas salas de cinema e, principalmente, na programação da tevê.
O vingança dos nerds ; que, em muitos casos, preferem ser apelidados de geeks (gíria para os fissurados por tecnologia) ; pode ser identificada em produtos de diferentes gêneros, para adultos e crianças, em comédias a dramas. A sitcom americana Big bang: a teoria é um dos melhores exemplos da excelente aceitação do QI elevado. O programa, que estreou em setembro de 2007 no canal CBS e está na disputa pelo Globo de Ouro, atrai uma média de 13 milhões de espectadores por episódio. O poderio do show pode ser medido pelo salário dos três atores principais, Johnny Galecki, Jim Parsons e Kaley Cuoco. Nas primeiras três temporadas, recebiam US$ 60 mil por episódio. Na quarta, US$ 200 mil. Na sétima, o cachê saltou para US$ 350 mil.
Na cerimônia do Emmy de 2010, o ;Oscar da televisão;, Parsons levou o troféu de melhor atuação cômica pelo hilariante Sheldon Cooper, o físico teórico que se formou aos 14 anos, tem QI 187 e se tornou PHD aos 16 anos de idade. Apesar do currículo recheado, ele reprovaria num quesito básico: não tem traquejo nenhum nas relações humanas. Sem senso de humor ou interesse por casos amorosos, ele convive com o amigo nerd Leonard (Galecki) e é o oposto da vizinha Penny (Kaley Cuoco), uma garçonete sem paciência para discussões científicas ou maratonas de Guerra nas estrelas. A terceira caixa de DVDs da série, que é exibida no Warner Channel, acaba de chegar ao mercado brasileiro.
Tevê com tutano
Os porta-vozes da ;nerdice; televisiva lideram um comboio de ídolos inteligentíssimos (e nem sempre exemplares). Na série musical Glee, por exemplo, os heróis são alunos de colégio que volta e meia se tornam motivo de chacota dos alunos mais populares. Em Breaking bad, o personagem principal é um professor de química que aplica o conhecimento na produção de drogas pesadas. Já o super-herói de Chuck é um técnico de informática que se descobre agente secreto. Também no ramo dos computadores, Maurice Moss, o engravatado tímido de IT crowd, se tornou ícone geek.
No cinema, a onda ainda não é tão expressiva. Mas a aceitação de A rede social, indicado ao Globo de Ouro de melhor drama e o principal candidato ao Oscar 2011, abre um filão ainda pouco explorado pelos grandes estúdios. No longa-metragem, em cartaz nas salas de Brasília, os personagens maquinam revoluções tecnológicas ; e desatam intrigas jurídicas ; sem sair dos quartos da universidade de Harvard. É a primeira aposta séria de Hollywood em personagens não tão atraentes quanto os heróis de fitas de ação. No entanto, até produções juvenis como Kick-Ass ; Quebrando tudo e Scott Pilgrim contra o mundo (em cartaz na cidade) investem na figura de protagonistas franzinos, longe dos padrões de academias de ginástica. Um universo que, em 2011, promete continuar em expansão.
BIG BANG: A TEORIA ; TERCEIRA TEMPORADA
Box de DVDs da série de tevê.
Criada por Chuck Lorre e Bill Prady.
Lançamento Warner. Preço: R$ 99.
A REDE SOCIAL
(The social network, EUA, 2010, 121min, não recomendado para menores de 14 anos). De David Fincher. Com Jesse Eisenberg e Andrew Garfield. Confira salas e horários no Roteiro.