Irlam Rocha Lima
postado em 28/12/2010 08:00
Duplas sertanejas quase roubam a cena na segunda noite das festividades de fim de ano, domingo na Esplanada dos Ministérios. As brasilienses João Henrique & Adriano, Pedro Paulo & Matheus e a goiana João Neto & Frederico fizeram shows empolgantes, com uma levada próxima à da música country, fazendo a plateia de, aproximadamente 8 mil pessoas, cantar junto e dançar. Nem a chuva, que insistiu em cair durante quase toda a noite, incomodou a quem os assistia. Mas, pelo visto, o show mais aguardado da programação era mesmo o da banda pop carioca Roupa Nova, ultimamente com presença frequente nos palcos da cidade. Essa, porém, foi a primeira vez ; pelo menos nesta nova fase ; que o grupo fez apresentação gratuita. Durante duas horas, Paulinho, Serginho, Nando, Kiko, Cleberson e Feghali, fizeram um espetáculo à altura da comemoração dos 30 anos de estrada.
Aliás, mais que um show, o que o brasiliense pode apreciar foi uma autêntica parada de sucessos. Desde o clássico Sapato velho ; um dos primeiros hits do RN ; interpretado na abertura, praticamente todas as canções do repertório estão na boca do povo. Várias delas mantêm-se no imaginário dos fãs, por conta da superexposição em trilhas de novelas, como é o caso de Dona, tema da Viúva Porcina, em Roque Santeiro. ;É de arrepiar ouvir Dona, cantada ao vivo pelo Roupa Nova;, disse, emocionado, o servidor público Gerson Dias Lima, abraçado à mulher.
Com a adesão do público que juntou a voz à deles, o Roupa Nova passou em revista as consagradas Linda demais, Volta pra mim, A força do amor, Clariar, Coração pirata. Como o show possibilitou divulgar o DVD, lançado recentemente, algumas músicas que não fazem parte do repertório do grupo e registradas no projeto, também entraram no roteiro.
Assim, quando eles cantam Nos bailes da vida (lembrando o início da trajetória da banda), surge no telão, a figura magnética de Milton Nascimento, dividindo a interpretação. O mesmo ocorre em A paz (versão de Heal the world, de Michael Jackson) e Chuva de prata, com a participação de Padre Fábio de Melo e Sandy, causando frisson na multidão.
Outro grande momento foi quando o Roupa lembrou os temas do Rock in Rio e o que embalava as vitórias de Ayrton Sena, na Fórmula Um. Foi quando Feghali apresentou o saxofonista Daniel Muzzi, músico originário de Brasília. O show chegou ao fim, no começo da madrugada de ontem, bem pra cima, com Lança perfume (Rita Lee e Roberto Carvalho), Show de rock;n; roll e Wisk a go go, com todo mundo caindo na farra, sem medo de ser feliz.