Diversão e Arte

Curso Internacional de Verão ganha fôlego com concertos e oficinas

Entre os homenageados da 33ª edição, estão Franz Liszt e José Vieira Brandão

Irlam Rocha Lima
postado em 29/12/2010 08:00
A cidade vai se transformar numa babel sonora entre 9 e 22 de janeiro, com a realização da 33; edição do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (EMB), que reunirá 600 músicos entre instrumentistas, compositores, regentes, musicistas, educadores e estudantes, boa parte deles originários de todas as regiões do país e de diversos países.

Considerado um dos mais importantes eventos musicais da América Latina, o Curso de Verão será a primeira realização nesta área sob a égide do novo governo, uma vez que trata-se de parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura, com a cooperação de instituições nacionais e estrangeiras. A coordenação geral, pelo segundo ano consecutivo, é de Jonas Correia, diretor da EMB.

As inscrições, já abertas, terminam em 9 de janeiro, sendo exclusivamente pelos Correios até o dia 5. Depois desta data, poderão ser feitas também diretamente na secretaria da Escola de Música (Avenida L2 Sul, Quadra 602), em horário comercial.

;O intercâmbio entre os músicos ; professores e alunos ; vindos de diferentes locais, em aulas e espetáculos eruditos e populares gratuitos para a comunidade, é o ponto alto desse grande encontro na capital;, destaca Correia. ;E ele ocorre num período em que há uma entre;safra cultural em Brasília. Com isso, buscamos ocupar o vazio que se estabelece, com música de qualidade;, acrescenta.

Segundo o coordenador-geral, está prevista a realização de, aproximadamente, 500 espetáculos, entre recitais e concertos que ocuparão os dois teatros da escola (um deles leva o nome de Carlos Galvão, ex-diretor morto no ano passado) e outros espaços da cidade. ;Vamos levar música para a Estação Rodoviária, Rodoviária Interestadual, shoppings, e às cidades de Ceilândia e Planaltina. Estamos em negociação para o uso das salas Martins Pena e Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro e do teatros da Caixa e do Centro Cultural Banco do Brasil;, anuncia.

Homenagens
Em 2011, o Curso de Verão homenageará 11 personalidades da música clássica, que serão lembradas durante a programação, entre eles, os alemães Franz Liszt (200 anos de nascimento) e Gustav Mahler (100 anos de morte); e os brasileiros José Vieira Brandão e Oneida Alavarenga (100 anos de nascimento). Aulas de acordeom, com o professor e pianista carioca Marcos Nimrichter; de arranjos e harmonia, do trombonista paulista Vittor Santos; e de violoncelo da cubana Felipa Moncado, são algumas das novidades desta edição.

Professor de canto do coral da EMB desde 1992 e maestro regente há 10 anos do Madrigal de Brasília, Éder Camúzis estará novamente à frente da classe de Coro de Câmara. Ele fala com entusiasmo diante da possibilidade de trabalhar com um grupo de estudantes na formação de um coral, que apresenta-se no encerramento do curso. ;Além da parte prática, que inclui a montagem do repertório, os alunos recebem noções de ritmo, solfejo e percepção de intervalos;, acrescenta.

A parte teórica enfoca, também, a abordagem da obra dos compositores homenageados. Neste ano, por exemplo, será focalizado o legado de Liszt, representante exponencial do período modernista. ;Mas nunca deixamos de lado compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, que são sempre objeto de estudo;, comenta Camúzis.

Convidado pela segunda vez para participar do Curso de Verão, como correpetidor popular, o pianista e acordeonista Marcos Farias (filho da rainha do forró Marinês), mostra-se contente em poder voltar a conviver com o ambiente ;em que respira-se música durante quase duas semanas;. Segundo ele, ;os alunos de canto necessitam do apoio técnico ao fazerem testes na área popular. Para poder dar-lhes o necessário suporte técnico, o correpetidor precisa ter conhecimento abrangente do repertório dos diversos segmentos da música brasileira;, explica.

Profundo conhecedor do universo da MPB, Farias acredita que o brasileiro tem a música no seu DNA. ;Somos um povo com ritmo no corpo. Para nós, a música é algo visceral, ao contrário de pessoas de outros países. O Curso de Verão abre as portas para que os alunos possam teorizar suas intenções. Outra coisa importantíssima é a troca de informações e experiências entre professores e alunos. Vindos dos mais diferentes lugares eles têm algo a ensinar e aprender;.

33; CURSO INTERNACIONAL DE VERÃO
De 9 a 22 de janeiro, na Escola de Música de Brasília (Avenida L2 Sul, Quadra 602). Inscrições pelo site www.emb.com.br. Informações: (061) 3901-7688.

Professores/Música erudita
; Kirk Trevor (EU) ; Orquestra de Câmara
; Jorge Antunes (Brasil) ; Prática de Orquestra
; Claude Bendel (França) ; Banda Sinfônica
; Nadeza Yesmont (Rússia) ; Piano
; Felipa Moncada (Cuba) ; violoncelo

Professores/Música popular
; Marco Pereira (Brasil) ; Violão
; Marcos Nimrichter (Brasil) ; Acordeon
; Jorge Helder (Brasil) ; Contrabaixo Acústico
; Vittor Santos (Brasil) ; Harmonia e Arranjo
; Clarisse Grova (Brasil) ; Canto Popular

33; EDIÇÃO DO CURSO INTERNACIONAL DE VERÃO COMEÇA DIA 09 DE JANEIRO DE 2011

Músicos de todo o Brasil e do exterior se reúnem para vivenciar um verdadeiro intercâmbio musical em aulas de aperfeiçoamento e espetáculos gratuitos à comunidade

A partir de 27 de dezembro, músicos de todo o Brasil e do exterior podem se inscrever na 33; edição do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, um dos eventos musicais mais importantes da América Latina e o primeiro grande evento da programação do Governo do Distrito Federal. O Curso acontece de 09 a 22 de janeiro e irá reunir músicos em aulas de aperfeiçoamento musical, além de oferecer dezenas de espetáculos eruditos e populares, gratuitos à comunidade.

O diretor do CEP/Escola de Música de Brasília e Coordenador Geral do Curso Internacional de Verão, Maestro Jonas Correia, espera reunir cerca de 600 músicos entre instrumentistas, compositores, regentes, musicólogos, educadores e estudantes de música em geral de todas as regiões do Brasil e de diversos países. O 33; Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília é uma realização da Secretaria de Estado de Educação do Governo do Distrito Federal, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e a cooperação de Instituições nacionais e estrangeiras.

As inscrições

As inscrições podem ser feitas de 27 de dezembro de 2010 a 09 de janeiro de 2011, sendo que até o dia 05 de janeiro, será exclusivamente pelos Correios. Após o dia 05, as inscrições poderão ser realizadas pelos Correios e diretamente na Secretaria do CEP/Escola de Música de Brasília, em horário comercial.

O formulário de inscrição e o regulamento com informações detalhadas está disponível no site www.emb.com.br. O pagamento da inscrição realizada por Correios será feita por Vale Postal, em nome do CEP/Escola de Música de Brasília, para a Agência da ECT-APT 208/408 Sul ; CEP: 70254-450 ; Brasília-DF-Brasil.

O valor da inscrição para 01 (uma) disciplina é de R$ 150,00 e para 02 (duas) disciplinas é de R$ 200,00. Os alunos residentes fora de Brasília, maiores de 16 anos, terão direito ao alojamento do CEP/Escola de Música de Brasília. Telefone para informações sobre inscrições: (61) 3901-7688.

Disciplinas oferecidas:

Ao todo, são 35 modalidades: Flauta Transversal, Oboé, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete Erudito, Trombone Erudito, Saxofone Erudito, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo Erudito, Piano, Harpa, Percussão Erudita, Violão Erudito, Canto Erudito, Música de Câmara Erudita, Harmonia, Arranjo, Saxofone Popular, Violão Popular, Guitarra Elétrica, Piano Popular, Acordeão, Baixo Elétrico Popular, Contrabaixo Acústico Popular, Bateria, Percussão Popular, Canto Popular, Música de Câmara Popular, Orquestra de Câmara, Coro de Câmara, Banda Sinfônica e Big Band.

Os professores convidados

A 33; edição do Curso Internacional de Verão traz 50 professores para ministrar aulas e realizar espetáculos. São 13 professores estrangeiros, vindos de países como Estados Unidos, França, Eslovênia, Rússia, Venezuela, Cuba, Romênia e Argentina.

Nesta edição, marcam presença o maestro americano Kirk Trevor, a pianista romena Ancuza Aprodur, o violinista russo Sergey Arutyunyan, a harpista venezuelana Marisela Gonzales, o saxofonista francês Bruno Totaro, o violonista argentino Eduardo Isaac, entre outros. Os brasileiros também estão sendo muito esperados, como a cantora Clarisse Grova, o safoxonista Sérgio Galvão, o guitarrista Lula Galvão, os violonistas Marco Pereira e Rogério Caetano, entre outros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação