Diversão e Arte

Metal em três dimensões no Espaço Chatô do Correio Braziliense

postado em 04/01/2011 08:00
Esculturas em metal revestidas com tinta eletrostática estão na exposição de Donizetti Garcia,  que será aberta hojeO paulista Donizetti Garcia mudou-se para Brasília quando tinha apenas 4 anos de idade. Hoje, aos 54, o artista plástico recorda a infância na Escola Parque da 308 Sul, onde desenvolveu o talento que já existia para as artes. ;Nasci fazendo arte. De lá para cá, fiz diversos cursos e especializações;, diz. Nos primeiros anos, Garcia desenvolveu trabalho figurativo em que pintava paisagens de Brasília e de Taguatinga em tinta a óleo. Com o passar dos anos, ele estudou outras técnicas, bem diferentes das que tinha usado até então.

De hoje ao próximo dia 21, Garcia exibe a nova fase na exposição Metal morfose, no Espaço Chatô (na sede do Correio). ;Tento trabalhar com a impressão de tridimensionalidade em suportes bidimensionais. Esse é o foco do meu trabalho;, explica o artista sobre as pesquisas iniciadas há 15 anos.

A brincadeira entre as dimensões o levou a misturar metal, madeira e tela. Algumas peças recebem um desenho feito no metal. Depois, o trabalho é submetido a uma pintura especial, feita com tinta eletrostática. ;Quando é necessário, eu faço o projeto com corrosão na chapa e encaminho para uma oficina. A tinta é mais resistente ao tempo. A obra estraga menos. O efeito do verniz existe para aumentar a resistência. A longevidade é importante para manter a originalidade da obra;, comenta. Em alguns casos, o recurso é necessário para avivar as cores utilizadas e potencializar o efeito da coloração.

Alguns dos trabalhos que estarão expostos no Espaço Chatô já foram mostrados em Lisboa, Madri e Londres. Duas peças são inéditas: a filosófica Fim e recomeço e outra ainda sem título. Já a obra Cinco elementos marca a transição do bidimensional para o tridimensional. ;Eu já vinha fazendo a pesquisa há algum tempo;, conta Garcia. ;Não acho que seja maturidade. Maturidade a gente nunca alcança. Se alcançar, a gente para. Sempre descobrimos coisas novas. Quero saber qual será a minha próxima fase de descoberta. Estou aprofundando.;


Metal morfose
Exposição do artista plástico Donizetti Garcia. De hoje a 21 de janeiro, no Espaço Chatô (SIG, Q. 2, Lt. 340, sede do Correio Braziliense; 3214-1350). Visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação