Diversão e Arte

Após Tropa de Elite 2 e filmes espirituais, comédias vão dar o tom em 2011

Ricardo Daehn
postado em 09/01/2011 08:00

Tarcísio Meira no novo filme de Hugo Carvana, Não se preocupe, nada vai dar certo, que estreia em 29 de abril;Se eu fosse da distribuidora do filme ou mesmo a produtora dele, abraçaria completamente a certeza do sucesso do longa. Mas, sendo a diretora, fico com vontade de me esconder e digo que ;dá meda!’;. A brincadeira da cineasta Rosane Svartman ; na ponta de lança no calendário de filmes nacionais para 2011 ; revela a responsabilidade da comunicação com o público, num cenário pós-Tropa de elite 2, o mais visto entre todos os longas brasileiros que chegaram às telas de cinema do país.

Desembocando nas salas na próxima sexta, Desenrola ; ;engraçado, mas sem a proposta de humor rasgado;, como define Svartman ; engrossa a alta da pontuação cômica na nova leva de títulos. ;Falam em tendência ou fase boa para a comédia, e eu digo: ;Demorou;. Temos um mercado que pede todo o tipo de filme: se as pessoas se relacionam bem com humor, que ele seja incluído no cardápio;, comenta a diretora.

[SAIBAMAIS];Na época da retomada da produção nacional, durante anos, o investimento maior foi em dramas voltados para adultos. A comédia era uma preferência que, de repente, se viu negligenciada. Agora, estamos com uma tendência forte aos filmes de comédia;, analisa Pedro Butcher, editor do portal Filme B. O estudioso do mercado atenta para uma nova, e mais sólida, realidade de planejamento dos lançamentos, integrada às ações do Fundo Setorial do Audiovisual. ;O nível de investimentos corresponde à realidade de produção e comporta até patamar de montantes para blockbuster, como foi o caso da comédia Se eu fosse você 2. Em conteúdo, houve mudança na forma: antigamente, as comédias eram maliciosas e mais ligadas à chanchada. Agora, o perfil é mais família;, comenta Butcher.

Passada a carga de dramas espirituais atrelada aos filmes brasileiros e o efeito Tropa 2 ; ;um caso absolutamente excepcional;, como reforça Butcher ;, o cenário, pelo que projeta o especialista, favorecerá De pernas pro ar (já em cartaz na cidade); Família vende tudo (com Luana Piovani); Não se preocupe, nada vai dar certo (com Tarcísio Meira e direção de Hugo Carvana, que ;sempre tem potencial para um público de 500 mil espectadores;, nas contas de Butcher) e Cilada.com, que emigra da tevê para uma versão dirigida por José Alvarenga Jr. (do megassucesso Divã).

Promessa de filas
Com público superior a 1 milhão na versão teatral, Qualquer gato vira-lata tem uma vida sexual mais sadia do que a nossa (com texto de Juca de Oliveira) promete filas nos cinemas, em fevereiro. Além da comédia do brasiliense José Eduardo Belmonte, Billi Pig, com o ímã de público Selton Mello, VIPs (multipremiado no Festival do Rio) e O homem do futuro têm vasto potencial, reforçado pela presença de Wagner Moura.

Os adolescentes estão na mira de Desenrola, em que a personagem Priscila (Olívia Torres) tem o impulso de catar Rafa (Kayke Brito), ainda que sob a oposição do ingênuo Boca (Lucas Salles). ;Minha proposta é a do diálogo: digo sempre que o filme é baseado na minha, na sua e na vida do outro também ; não são histórias de exceção, falo das pessoas comuns da classe média;, diz Rosane Svartman, que há 12 anos obteve considerável público com Como ser solteiro.

Em esquema de lançamento recauchutado, com coprodução da Globo Filmes, a diretora aposta nas mídias tradicionais (que incluem trailers e investimento em publicidade na tevê), mas redobrou os incrementos via web: ferramentas sociais acalentaram a discussão do roteiro; a banda Agnela teve música feita com auxílio virtual e parte do elenco foi pinçado entre internautas.


O que vem por aí
; VIPs ; O grande vencedor da mais recente edição do Festival do Rio tem direção do estreante Toniko Melo. O filme trata da crise de identidade num protagonista (Wagner Moura) hábil em fabular a própria existência. Inspirado na vida de Marcelo Nascimento da Rocha (que simulou até parentesco com o dono da Gol Linhas Aéreas), tem no elenco Juliano Cazarré e Arieta Corrêa. Roteiro coescrito por Bráulio Mantovani (de Cidade de Deus). Estreia em março.

; Família vende tudo ; O sucesso de um cantor sertanejo acende a cobiça de um núcleo familiar ambicioso, no qual a filha se presta ao posto de pretendente de ocasião (com o plano de engravidar do rapaz). Caco Ciocler, Luana Piovani, Lima Duarte e Vera Holtz estão na fita assinada por Alain Fresnot. Estreia prevista para 11 de março.

; Qualquer gato vira-lata tem uma vida sexual mais sadia do que a nossa ; Juca de Oliveira assinou o texto teatral agora adaptado para o cinema pelo estreante Tomas Portella. O filme tem elenco global (Malvino Salvador, Cleo Pires e Rita Guedes) e ainda conta com a presença de um cachorro capacitado à análise de todas as nuances de comportamentos amorosos dos protagonistas. Estreia em fevereiro.

; Cilada.com ; Sob a direção de José Alvarenga Jr. (Os normais), apresenta a tentativa de Bruno Mazzeo se recobrar de um fora dado, via internet, pela namorada que é interpretada por Fernanda Paes Leme (foto). Estreia em abril.

; Não se preocupe, nada vai dar certo ; A mais nova comédia de Hugo Carvana contrapõe os talentos do veterano Tarcísio Meira e do jovem Gregório Duvivier. Coproduzido pela Globo Filmes, mostra Ramon (Meira) livrando a cara do filho, Lalau, um ator metido em uma identidade de araque. Estreia em 29 de abril.

; O homem do futuro ; Wagner Moura estrela a fita de Claudio Torres, em que o cientista Zero percorre idas e vindas no tempo, a fim de resgatar o maior amor da vida, Helena (Alinne Moraes). Maria Luisa Mendonça e Gabriel Braga Nunes completam o elenco. Estreia em setembro.

; Billi Pig ; Comédia dirigida pelo brasiliense José Eduardo Belmonte, trará, respectivamente, Selton Mello e Grazi Massafera como os trambiqueiros Wanderley e Marivalda, a postos para ajudar um chefão do tráfico. Estreia prevista para dezembro.

Desenrola, que estreia na próxima sexta, tem direção de Rosane Svartman: 'Engraçado, mas sem a proposta de humor rasgado'

Confira trailer do filme Desenrola

Confira trailer do filme VIPs

Confira making of do filme Não se preocupe, nada vai dar certo

Confira trailer do filme Bruna Surfistinha

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação