Diversão e Arte

Encontros espontâneos marcam o Curso Internacional de Verão

Evento começa mobilizando alunos e professores em 37 disciplinas e 200 apresentações

Irlam Rocha Lima
postado em 12/01/2011 08:00
Pelo sétimo ano, o professor de violoncelo Raïff Dantas vem ao Curso de VerãoPrimeiro violoncelista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, o paraibano Ra;ff Dantas está lado a lado com o goiano Túlio Cunha, guitarrista de banda de rock de garagem. Embora pertençam a diferentes universos musicais, eles ; um como professor, o outro como aluno ; estarão agrupados até o próximo dia 22 entre os participantes da 33; edição do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (EMB).

Com outros músicos, trocarão experiências, acumularão aprendizados e levarão o resultado desses encontros em salas de aula aos palcos, para ser apreciado pelo público, na extensa programação artística em desenvolvimento desde a noite do último domingo, quando foi realizado o concerto de abertura, assistido por mais de 500 pessoas.

;Queremos levar ao brasiliense um pouco da arte que é produzida no âmbito das salas de aula;, anuncia, com entusiasmo, Jonas Correia, diretor da EMB e coordenador geral do curso, referindo-se às apresentações que ocorrerão em teatros da escola, shoppings, Estação Rodoviária e praças de cidades como Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Sobradinho e Planaltina.

A maestrina Rosiane Reis rege a Orquestra Jovem de ContagemEstão previstas 200 apresentações, entre shows, recitais e concertos, com a participação de diferentes grupos, que serão compostos de acordo com a identificação entre os instrumentistas. Um, pelo menos, já chegou à cidade com sua formação definida: a Orquestra Jovem de Contagem (MG), que reúne 50 músicos, com média de idade de 16 anos. ;A maioria dos músicos é originária de comunidades carentes;, revela a maestrina da orquestra, Rosiane Reis. ;Viemos a Brasília com o intuito de enriquecer nosso conhecimento, mas também para mostrar um pouco do trabalho que desenvolvemos em Minas, tocando Bach, Vivaldi, Villa-Lobos, Pixinguinha e outros mestres. Esperamos fazer algumas apresentações;, acrescenta.

Bagagem cheia
Quem também veio em busca de mais aprendizado foi Túlio Cunha, 20 anos, estudante de música da Universidade Federal de Goiás, que toma parte do Curso de Verão pela primeira vez. ;Tenho uma banda de rock, mas, ultimamente, tenho me interessado bastante por MPB e jazz. Já conhecia Lula Galvão (professor de guitarra) e me matriculei em sua classe. Acredito que vou levar de volta em minha bagagem muito subsídio;, afirma.

Professor de violoncelo, com a cubana Felipa Moncada, Ra;ff Dantas é assíduo participante do curso. ;Este é meu sétimo ano e, para mim, é sempre prazeroso vir à capital trocar experiências com colegas e estudantes de música, num encontro dessa importância. Quero passar o máximo de informações para os meus alunos, tanto na parte teórica quanto na prática;, adianta.

Marco Pereira e Rogério Caetano, músicos que iniciaram a carreira em Brasília ; ambos radicados há alguns anos no Rio de Janeiro ;, estão à frente de classes de violão popular, e vão aproveitar a oportunidade para lançar o livro Sete cordas, técnica e estilo. ;Há uma carência no mercado de uma literatura sobre o violão sete cordas. Então, me juntei ao Rogério para produzir esse livro, que tem 110 páginas e traz um CD encartado. Acreditamos ser uma obra de grande valia para os violonistas;, observa Marco.

Violão popular está entre as 37 disciplinas oferecidas pelo Curso de Verão e conta com 39 alunos. Outras bem procuradas são as de harmonia e arranjo (Vittor Santos com 48 alunos); canto popular (Clarisse Grova e Suely Mesquita com 35 alunos); violino (Bruno Totaro, Sergey Arutyunyan e Fredi Vieira com 35 alunos) e guitarra (Lula Galvão com 27 alunos).

Nos intervalos das aulas, na parte da tarde, o point é a área em frente à lanchonete da escola, onde há um pequeno palco. No local, ocorrem improvisadas jam sessions e o bate-papo rola solto. ;Esse é o nosso espaço de convivência. O clima aqui é de total harmonia, pois não há competição entre a gente;, afirma o baterista Bruno Zaban, aluno de Rafael Barata na classe de bateria. Nas proximidades, estão instalados estandes que comercializam acessórios para instrumentos como arcos, cordas, baquetas, paletas e livros.

16 de janeiro, domingo
Palco Popular Vocal
Com a participação a participação das professoras Clarice Grova e Suely Mesquita. Às 21h, no Teatro CEP ; EMB (antigo Teatro Levino de Alcântara).

17 de janeiro, segunda-feira
Shows e concertos em homenagem a Radegundis Nunes Feitosa, considerado um dos três maiores trombonistas do mundo, morto em acidente trágico, no sertão da Paraíba, em julho de 2010. As homenagens acontecerão em três momentos, com apresentações às 12h30, 19h e 21h, no auditório CEP/Escola de Música de Brasília (antigo Teatro Levino de Alcântara) e no Teatro Carlos Galvão.
Participam da homenagem seu filho, Radegundis Feitosa (trompetista), que veio a Brasília exclusivamente para esta série de apresentações, assim como o maestro Duda, um dos maiores divulgadores da obra do compositor. O irmão do homenageado, José Medeiros, professor do Oboé convidado do 33; CIVEBRA, também confirmou participação no evento.

18 de janeiro, terça-feira
Palco Popular Instrumental
Show de jazz e improvisos, com a participação dos professores Lula Galvão (guitarra), Marco Pereira e Rogério Caetano (violão), Marcos Nimrichter (acordeon), André Rodrigues e Jorge Helder (contrabaixo), Cledson Meira e Rafael Barata (bateria), Marcos Vinicius e Vittor Santos (piano) e Sérgio Galvão (saxofone). Às 21h, no Teatro CEP ; EMB (antigo Teatro Levino de Alcântara).

19 de janeiro, quarta-feira
Big Band do 33; CIVEBRA
Com instrumentos de sopro, piano e bateria e regência de Manoel Carvalho. Às 21h, no Teatro CEP ; EMB (antigo Teatro Levino de Alcântara).

22 de janeiro, sábado
Concerto de encerramento do 33; Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília
Com a participação de alunos e professores do 33; CIVEBRA. Às 20h, no Teatro CEP ; EMB (antigo Teatro Levino de Alcântara).

TODAS AS APRESENTAÇÕES SÃO GRATUITAS
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação