Diversão e Arte

Mostra traz fotografias, instalações e quadros de 11 artistas iniciantes

postado em 12/01/2011 08:00
Camila Antunes, 19 anos, transforma o cotidiano em arte. Os processos de descoberta e de negação da sexualidade inspiraram a instalação Da essência do processo do suspiro, exposta na mostra coletiva Entre tesourinhas, que será inaugurada hoje, às 18h, no Sebinho Café (406 Norte). A foto 3x4 dentro da boneca russa e o armário recheado por bolinhas de isopor são alguns dos devaneios da estudante de artes plásticas. ;O legal é que as obras de todos os artistas vão dialogar entre si;, conta.

Assim como Camila, outros 10 artistas que vão apresentar seus trabalhos são jovens iniciantes. E a maioria vai ter pela primeira vez a oportunidade de apresentar ao público o que faz. ;Se você não é um artista consagrado, que conhece muitas pessoas, é muito difícil achar um espaço;, lamenta a artista.

Foi o que Marina Lara, 18, pensou há seis meses, quando teve a ideia da mostra, com a amiga Johanna Kimura. ;Estávamos conversando sobre coisas que costumam surgir em Brasília, mas que não são muito vistas. A faixa etária dos expositores é de 20 anos;, comenta.

Apesar de o nome da exposição remeter à cidade, Marina optou por deixar o tema livre para cada artista. ;Os participantes é que vão compor o tema;, observa.

A liberdade proporcionou ao fotógrafo Rafael Godoy, 18, escolher uma de suas séries preferidas. ;Vou apresentar 15 fotos que tirei em uma viagem que fiz a Nova York;, ele conta. A península Coney Island, no Brooklyn, foi o local escolhido pelo iniciante para a série em preto e branco. ;Cliquei o dia a dia das pessoas que passavam por lá ;, acrescenta.

Palavras desenhadas
;Que seja eterno até que cure.; A frase foi escolhida entre as muitas que a estudante de letras Julianna Motter, 18, escreve no blog www.comascartasnamesa.blogspot.com. Ela pediu aos seus leitores que elegessem as frases de que mais gostavam, para que pudesse transformá-las em arte. Na exposição, as palavras vão repousar em um painel com fotos.

;É uma fotocolagem de várias pessoas que conheço. Resolvi usar até uma foto antiga dos meus avós;, conta Julianna. ;A outra frase que o pessoal escolheu foi ;Segura aqui, amor, que um dia o amor acaba;. Nessa, não vai ter nenhuma foto. As letras é que vão formar o desenho;, emenda.

;O sebinho disponibilizou vários painéis de vidro, que nós vamos espalhar pelo lado de fora e dentro do café. Também tem uma sala, onde vamos pendurar alguns trabalhos;, explica Marina Lara, sobre o formato da mostra.

Além de fotografias, colagens e instalações, a exposição ; que também conta com trabalhos de Adriane Oliveira, Carol Stieler, Francis Espíndola e Heron Prado, entre outros ; vai ganhar um toque de música e poesia. ;Na inauguração teremos alguns shows, como o da cantora Paola Lappicy, e leitura de poemas com Julianna Motter;, adianta Marina.


ENTRE TESOURINHAS
Mostra com fotografias, instalações e quadros de 11 artistas iniciantes. De hoje a 19 de janeiro, no Sebinho Café (406 Norte; 3447-4444). De segunda a sexta, das 8h às 20h; e domingo, das 9h às 20h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação