Diversão e Arte

Em show, Marcelo Nova apresenta repertório com as três décadas de estrada

postado em 12/01/2011 08:00
[FOTO1]Quando Marcelo Nova esteve em Brasília em junho de 2010 (para um show em Taguatinga), seus planos incluíam o lançamento de um disco de estúdio. Mas, como ele mesmo conta, algo inesperado aconteceu: ;O Rodrigo Carrilho, dono do Bolshoi Pub, em Goiânia ; onde já me apresentei umas seis vezes nos últimos anos ;, me falou algo que eu desconhecia completamente: sou o recordista de público lá. Então ele me convidou para gravar um DVD na casa;.

O cantor e compositor baiano pensou seriamente no assunto. E como no ano passado ele completou três décadas de carreira, resolveu topar a empreitada. ;Achei que era uma data significativa para fazer um show no qual eu pudesse, de alguma maneira, contar essa história;, comenta Marceleza ; que em agosto faz 60 anos. Dessa forma, o projeto do disco novo foi paralisado para que o músico pudesse se concentrar na finalização do DVD Bota pra f; (com previsão de lançamento em maio).

A apresentação a que o brasiliense poderá assistir esta noite, no O;Rilley Irish Pub (409 Sul), terá músicas da época de Marcelo Nova à frente do Camisa de Vênus, parcerias com Raul Seixas e composições da carreira solo. Ou seja, segue os moldes do show registrado em Goiânia (que leva o nome de Galope do tempo). O que não significa uma repetição de roteiro ; já que a ideia de transformar a própria obra muito agrada ao compositor.

;Eu não concebo música como um objeto inanimado;, afirma. ;Música é abstrata. Você não consegue compartimentar uma música e colocar no bolso. Você assobia, cantarola, canta em vários tons, esquece a letra, não lembra a melodia; Música tem esse mistério, é tão subliminar e, paradoxalmente, ao mesmo tempo, tão presente na nossa vida.;

Dito isso, as canções podem surgir com outros arranjos e duração. ;Me interessa deixar o monstro solto, não dentro da gaiola. Aliás, é algo que você não tem controle;, diz o cantor. ;Não me interessa agradar ao fã que espera ouvir uma versão parecida com aquela que ele conheceu décadas atrás.;

Muito ajuda para apresentar novas versões das músicas o fato de Nova tocar com uma banda de jovens músicos. ;Tocar com velho é um pé no saco. Na minha banda, quem faz 30 anos eu boto para fora e ponho outro no lugar, cheio de gás. De reumatismo, já basta eu;, brinca o cantor. Hoje, Marcelo estará acompanhado do baixista Leandro Dalle, do baterista Célio Glouster e do guitarrista Alessandro Vellozo.

Ator de um filme imaginário

Um vídeo recentemente disponibilizado no YouTube apresenta o trailer de um filme fictício no qual o cantor Fiuk interpreta Raul Seixas na juventude. Batizada de Raul Seixas ; O início, o fim e o meio, a suposta trilogia de filmes teria no elenco, além do filho de Fábio Jr., Tico Santa Cruz (vocalista do Detonautas) como Raul no auge, nos anos 1970, e Marcelo Nova interpretando o cantor nos últimos anos de vida.

Marcelo, que pouco usa a internet (;Eu viajava de LSD. Acho viajar na internet um saco!”), desconhecia a montagem. Aceitar um convite para viver o antigo parceiro, diz ele, dependeria do projeto. ;Os trabalhos biográficos surgidos após a morte de Raul foram feitos por fãs. Sempre senti falta de um livro sobre ele feito com distanciamento. É difícil responder se eu aceitaria fazer um filme assim. Se fosse algo em que eu me sentisse à vontade para fazer e se fosse válido para a memória dele, quem sabe;;

MARCELO NOVA
O cantor apresenta o show Galope do tempo hoje, às 22h, no O;Rilley Irish Pub (409 Sul). Ingressos até às 23h: R$ 10 (mulher) e R$ 20 (homem). Informações: 3244-0222. Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação