Diversão e Arte

Morre o compositor espanhol Augusto Algueró aos 76 anos

Agência France-Presse
postado em 16/01/2011 13:26
Madri - O compositor, arranjador e maestro espanhol Augusto Algueró, conhecido no Brasil pela trilha musical de filmes do menino-cantor Joselito, na década de 50, morreu neste domingo em sua casa de Torremolinos (Andaluzia, sul) de parada cardíaca enquanto dormia, informou a Sociedade Geral de Autores e Editores espanhola (SGAE).

Algueró, de 76 anos, compôs para famosos cantores espanhóis, entre eles, Joan Manuel Serrat, para quem escreveu a canção "Penélope" ou Nino Bravo, para quem criou o tema "Noelia". "Penélope", escrita em 1969, permitiu a Serrat ganhar no Festival de Música do Rio de Janeiro o prêmio de melhor interpretação, a que se somou a de melhor composição.

Nascido em Barcelona em 23 de fevereiro de 1934, Algueró conseguiu aliar os estudos de música e Medicina.

Foi autor de 200 trilhas sonoras para o cinema e 500 canções.

Entre os mais famosos filmes que contaram com a participação musical de Algueró estão "Pepi, Lucy, Bom y otras chicas del montón", de Pedro Almodóvar, e o irreverente "Torrente, el brazo tonto de la ley", de Santiago Segura.

Seguiram-se filmes protagonizados pelo menino-cantor Joselito em 1958; "Cabriola", "Marisol, rumo a Rio" e "Tómbola", e clássicos do cinema espanhol dos anos 50 e 60 como "As garotas da cruz vermelha", "No dia dos apaixonados".

Augusto Alguero casou-se em 1961 em primeiras núpcias com a atriz Carmen Sevilla e, em 1986, contraiu novo matrimônio com Natividad Benito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação