Diversão e Arte

Programas que marcaram época põem o canal Viva entre os mais vistos

postado em 21/01/2011 08:00

Pedro, André  e Erick acompanham  as vilanias  de Maria de Fátima  (Glória  Pires) em  Vale tudoUma onda de nostalgia contagia os brasileiros aficionados por televisão. Desde 18 de maio, quando estreou o Viva, canal da Globosat, as reprises de programas de entretenimento, como novelas, seriados e humorísticos passaram a provocar frisson nos espectadores. A audiência está entre as maiores da tevê por assinatura e isso se deve em boa parte a atrações como Vale tudo, Sai de baixo, TV Pirata e Escolinha do Professor Raimundo. ;É uma programação que não existe em nenhuma outra emissora ; já que a Globo só reprisa novelas atuais, na maioria das vezes;, comenta Nilson Xavier, autor do Almanaque da telenovela brasileira e criador do site www.teledramaturgia.com.br

Um dos carros-chefes do Viva é a novela Vale tudo, de Gilberto Braga, que ficou famosa pela trama política, social, além do famoso enigma pergunta Quem matou Odete Roitman? Apesar do horário ingrato de exibição (vai ao ar de segunda a sexta, à 0h45, e com reprises ao meio-dia), o folhetim tem seguidores fiéis, como a servidora pública Fabrícia Meira, 37 anos. Noveleira assumida, ela confessa estar um pouco insatisfeita com as produções exibidas pelas emissoras tradicionais, tanto é que a única novela atual que acompanha é Ti-ti-ti, que nada mais é do que um remake do original exibido inicialmente em 1985. Fabrícia diz que, quando Vale tudo foi exibida pela primeira vez, em 1988, ela tinha 15 anos e acompanhava assiduamente todos os capítulos. ;Foi uma das melhores novelas que já vi. Uma história que nunca deixa de ser atual. A gente fica lembrando das músicas, das roupas, dos costumes, da época mesmo;, destaca.

Mariana Pimenta passa o dia diante da programação do Viva como  a Escolinha do Professor RaimundoAutor de monografia sobre a importância das telenovelas, o ator e arte-educador Josuel Junior fez festa com a criação do canal Viva, sobretudo, com a seleção das reprises. ;Vale tudo foi o estopim. Tem uma qualidade de interpretação impressionante. Para quem gosta de dramaturgia, é um prato cheio e você utiliza para o fim que desejar. Seja para se distrair e relaxar mesmo ou até para analisar;, opina o ator e arte-educador Josuel Junior..

Referências pop

Quando surgiu a proposta do Viva, o objetivo era atingir, principalmente, mulheres das classes B e C. Mas, surpreendentemente, hoje o canal arrebata público masculino. As próprias comunidades no Orkut e no Facebook comprovam isso. Os amigos Pedro Correia, 30 anos, e André Monori, 24, não têm o menor problema em se assumir como fãs do Viva e revelam o principal motivo: a nostalgia. ;As pessoas gostam de relembrar programas antigos, que viram quando eram crianças, por exemplo. É o que costumamos chamar de memória afetiva. Ou simplesmente elas têm a curiosidade de assistir às novelas que não puderam acompanhar. Ainda mais quando são programas que viraram cult. Você pode ter nascido nos anos 1990, mas com certeza já ouviu falar em Odete Roitman ou no velho Barbosa (TV Pirata). São referências pop. Todo mundo tem a curiosidade de conhecer ou rever;, analisa Nilson Xavier.

O advogado Pedro Correia comenta que sempre que pode assiste aos programas do Viva, como o humorístico Chico total e o Som Brasil, mas a atração preferida é Vale tudo. O fato mais marcante, para ele, quando a trama

foi exibida há 22 anos, foi a repercussão da morte da personagem interpretada por Beatriz Segall (Odete Roitman) e que só agora está podendo acompanhar com mais precisão todos os capítulos da saga. ;Hoje, reparo em todos os detalhes e comparo tudo. Os carros, os trejeitos das pessoas, as expressões e gírias utilizadas, as discussões política e sociais, o tema da abertura de Cazuza (Brasil) e até mesmo como os próprios atores estavam jovens. Como a novela foi exibida no fim dos anos 1980, tudo remete à minha infância e a gente acaba se identificando. Mesmo passando muito tarde, bate aquela curiosidade para assistir;, justifica.

O amigo e também bacharel em direito André Monori, 24 anos, vez por outra, dá uma espiada em Vale tudo, com o irmão Erick Monori, 18. Mas, a predileção mesmo são os programas humorísticos como o Chico total e a TV Pirata. Apesar de as piadas dessas atrações terem muitas referências da época em que foram exibidas, não deixam de divertir. ;Chico Anysio é muito bom. Adoro os personagens dele, especialmente o Nazareno. Rever esses programas traz uma nostalgia gostosa e nos leva de volta a uma época e a uma realidade completamente diferente, mas que deixaram saudades. Não sou muito de assistir televisão, mas o Viva, sempre que posso, estou ligado;, ressalta André.

Como está de férias e só começa a trabalhar depois do carnaval, Mariana Pimenta, 24, tem passado boa parte do seu dia em frente à telinha só por conta do Viva. A maratona começa logo depois do almoço, quando são exibidas as temporadas antigas de Malhação, segue tarde adentro com as novelas Por amor e Quatro por quatro, e termina à noite com atrações como Escolinha do Professor Raimundo, Sai de baixo, a minissérie Dona Flor e seus dois maridos, além é claro, da cereja do bolo: Vale tudo. ;Acabei de me formar e meu trabalho só começa em março. Então, estou praticamente por conta. Se deixar, esqueço da vida e fico o dia todo em frente à tevê. É muito bom reviver esses momentos", sintetiza.

Só comédias

Na última semana, surgiram notinhas na imprensa informando que a Globosat estuda lançar uma espécie de Viva da comédia. A intenção é criar um canal que concentre os principais programas de humor da Globo, do Multishow e do GNT. Segundo a assessoria da Globosat, realmente houve um estudo para esse projeto, mas que ainda não há nada de concreto e nem previsão para o lançamento.

Top 5 Viva
1 - Vale tudo
2 TV Pirata
3 Sai de baixo
4 Escolinha do Professor Raimundo
5 Minissérie Dona Flor e seus dois maridos

Atrações confirmadas

; O rei do gado, estreia no lugar de Por amor, em 9 de fevereiro, de segunda a sexta, às 16h30.

; Seriado A justiceira, em 6 de fevereiro, às 19h, sempre aos domingos.

; Humorístico Viva o gordo, em 7 de fevereiro, às 21h, toda segunda-feira.

; Minissérie Sex appeal, estreia dia 15 de fevereiro, às 23h45, de segunda a sexta-feira.

Os rumores
; Há rumores de que Rainha da sucata ou Mulheres de areia deve substituir Quatro por quatro, no horário das 15h30, e de que Dancin; days, também de Gilberto Braga, será reprisada assim que Vale tudo acabar, provavelmente, em outubro.


Doido por novelas

Ele é um estudioso, mas sobretudo um profundo admirador das telenovelas. Ainda criança, se encantou com Tieta, produção de 1989, escrita por Aguinaldo Silva e baseada na obra de Jorge Amado, e desde então nunca mais deixou de se envolver com esse universo.

O professor e ator Josuel Júnior, 24 anos, escreveu recentemente uma monografia sobre o tema e é um colecionador de novelas antigas. Possui cerca de 35 obras completas com todos os capítulos, isso sem falar nos LPs e fitas cassetes com as trilhas sonoras das produções. "Há toda uma rede de colecionadores de novelas antigas. Em Portugal, por exemplo, costumam exibir várias dos anos 70 e 80, e aí a gente entra em contato com alguém de lá para que possa gravar pra gente. É um investimento alto, mas pra mim, vale muito à pena", conta. Agora, com a criação do Viva, tudo ficou mais fácil. Quando soube que a Globosat ia lançar o canal, decidiu assinar TV a cabo só para não perder produções como Por amor, Vale tudo e cia limitada.

"Vale tudo foi o estopim. Tem uma qualidade de interpretação impressionante; é a menina dos meus olhos. Imagem é documento, tem a questão sensorial, é nostalgia, saudosismo. Para quem gosta de dramaturgia, é um prato cheio e você utiliza para o fim que desejar. Seja para se distrair e relaxar mesmo ou até para analisar. Não deixa de ser um objeto de estudo da Indústria Cultural", opina.

Maratona

Como está de férias e só começa a trabalhar depois do Carnaval, Mariana Pimenta, 24, tem passado boa parte do seu dia em frente à telinha só por conta do Viva. A maratona começa logo depois do almoço, quando são exibidas as temporadas antigas de Malhação, segue tarde adentro com as novelas Por amor e Quatro por quatro, e termina à noite com atrações como Escolinha do professor Raimundo, Sai de baixo, a minissérie Dona Flor e seus dois maridos, além é claro, da cereja do bolo: Vale tudo.

"Acabei de me formar e meu trabalho só começa em março. Então, estou praticamente por conta. É sem dúvida o canal que eu mais assisto porque sempre gostei de reprises. E cada vez que vejo um programa, acho mais interessante. Se deixar, esqueço da vida e fico o dia todo em frente à TV. É muito bom reviver esses momentos", sintetiza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação