Diversão e Arte

Concertos marcam o fim do Curso de Verão

Irlam Rocha Lima
postado em 22/01/2011 08:00
Manoel Carvalho (E) comanda a big band na festa de confraternizaçãoChega ao fim na noite deste sábado a 33; edição do Curso Internacional de Verão, maratona musical que movimentou Brasília nos últimos 14 dias, com a participação de professores e estudantes, vindos de diversas regiões do país e do exterior, em busca de ensinamentos e troca de experiências nas salas de aula da Escola de Música de Brasília (EMB). Shows e recitais foram apresentados nos teatros da escola e em locais como Biblioteca do Cruzeiro Velho, Penitenciária Feminina, Torre de TV, Parque da Cidade, Estação Rodoviária, Feira do Guará e praças públicas de Taguatinga, Gama e Planaltina.

Hoje, a partir das 20h, o Teatro da Escola de Música será palco do concerto de encerramento, com a participação de banda sinfônica, orquestra e coro e da orquestra sinfônica, todas integradas por professores e alunos do curso. Em seguida haverá a festa de confraternização, animada por big band, no pátio da EMB.

A big band será comandada pelo maestro Manoel Carvalho, que chega, como professor, à vigésima edição do Curso Internacional de Verão. Pernambucano radicado em Brasília desde o começo da década de 1970, Carvalho é clarinetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e diretor da Brasília Popular Orquestra. Ele é o único, entre todos os participantes do curso, com presença em todas as edições.

Feliz com os resultados obtidos neste ano, Carvalho elogia: ;O curso tem alunos qualificados, que podem perfeitamente se tornar regentes no futuro. Como participei de todas as edições, posso afirmar que a regência tem atraído cada vez mais músicos;. Para ele, a Escola de Música foi muito importante no processo de difundir a arte da regência, trazendo a cada edição do curso maestros de peso para compor o quadro de professores.

Para embalar a festa de confraternização, Manoel Carvalho montou repertório que inclui André de sapato novo (Pixinguinha), As rosas não falam (Cartola), Qui nem jiló (Luiz Gonzaga), Easy to love (Cole Porter) e Fly me to the moon (Bart Howard). ;São temas variados, que serão tratados com a linguagem do jazz;, explica. ;O grupo, com 30 componentes, é formado por alunos e professores do curso, que foram reunidos para tocar instrumentos próprios de uma big band: saxofone, trompete, trombone, guitarra, baixo, bateria. Além de fazer números instrumentais, eles acompanharão três cantoras;, anuncia o maestro.

Concertos

Mais cedo, às 20h, no Teatro da Escola, a programação será aberta com concerto da Banda Sinfônica do Curso Internacional de Verão, sob a regência do maestro francês Claude Brendel. Eles vão executar Suite populaire grecque (Franco Cesarini), La cucina italiana (Robert Finnn), Sinfonia em dó (François Joseph Gossec), Hymne a la musique (Serge Lance) e Queen;s Park Melody (Jacob de Hann).

Do programa a ser apresentado pela Orquestra e Coro, regida pelo maestro inglês Kirk Trevor, fazem parte Elegischen Gersang, opus 118 (Ludwig Van Beethoven) e Misericordias Domini, Offertorium (Wolfgang Amadeus Mozart). A Orquestra Sinfônica, também sob a batuta do maestro Kirk Trevor, vai levar ao público Suite n; 1 Carmen (George Léopold Bizet), a 5; Sinfonia ; Fünfte Symphonie (Ludwig Van Beethoven) e 5; Sinfonia ; Bc Major (Franz Peter Schubert).

Antes, entre as 10h e as 16h, os estudantes farão uma série de audições. A primeira será às 10h, com alunos da classe de prática de conjunto (professor Marcus Vinicius), no Teatro de Câmara Maestro Carlos Galvão. No mesmo local, às 13h, será a vez dos alunos de saxofone (professor Sérgio Galvão); e às 16h, dos alunos de violão sete cordas (professor Rogério Caetano). No Teatro da Escola, às 13h, a audição será dos alunos de canto erudito, classe dos professores André Vidal e Malú Mestrinho.

33; Curso Internacional de Verão
Concerto de encerramento, com a Banda Sinfônica, Orquestra e Coro e Orquestra Sinfônica, hoje, às 20h, no Teatro da Escola de Música (602 Sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação