A decisão de tornar-se vegetariano vai, na maior parte das vezes, muito além de uma questão de saúde. Para a maioria dos que seguem uma dieta sem carne, trata-se de um ato de compaixão pelos animais. Um dos adeptos mais famosos dessa forma de alimentação, o ex-beatle Paul McCartney já criou polêmica por pregar o vegetarianismo em discurso no Parlamento Britânico e apoiar a campanha Meat-free Monday (Segunda-feira sem carne). A última ação do cantor e compositor britânico em nome da causa foi a criação de um concurso de receitas. O prato original vencedor será comercializado pela linha de alimentos do cantor, a Linda McCartney Foods.
Embora o concurso seja voltado apenas para residentes do Reino Unido, o Correio convidou alguns restaurantes de Brasília para indicarem quais receitas vegetarianas gostariam de inscrever na disputa. Paul McCartney pode não prová-las, mas o público da cidade poderá deliciar-se com as sugestões dos chefs da capital.
Especializado na chamada culinária viva, o restaurante Girassol (409 Sul) criou um sanduíche que inova no pão e no recheio, que leva brotos, legumes e pastas. Seguindo a filosofia da casa, nenhum dos ingredientes passa pelo processo de cozimento. A proprietária, Roselis Moraes, explica que cozer os alimentos faz com que eles percam as enzimas, além das propriedades nutritivas do ingrediente. ;Servi-lo cru sacia mais e é mais saudável;, acredita.
A receita, batizada com o mesmo nome da casa, leva tâmaras, sementes, brotos de girassol, rabanete, abacate e castanhas. Mas o que mais chama a atenção é o pão. Com aspecto claramente integral e semelhante ao pão-folha, a crosta, como é chamado o pão do restaurante, não leva trigo. ;Usamos cebolas desidratadas a uma temperatura baixa;, descreve Roselis. O tempero marcante aliado à leveza do recheio confere sabor inusitado, quando o paladar entra em contato com a pimenta caiena. ;O sanduíche vai nutrir as células e o corpo. Quem comer vai sentir a diferença de um alimento saudável;, garante a proprietária.
Releituras
Um dos símbolos mais famosos da Bahia, o acarajé poderia até ser uma receita vegetariana, excluindo o camarão do recheio, é claro. No entanto, como ser vegetariano é, sobretudo, uma escolha saudável de comer, o excesso de azeite de dendê, usado na fritura do bolinho, nem sempre é bem-vindo. Outra peculiaridade, encarada como ponto negativo, é o fato de a massa ser feita de feijão. Pensando nisso, os chefs do Green;s (302 Norte) adaptaram a receita e deixaram o típico prato baiano muito mais light. A nutricionista do restaurante, Mayla Angelini, conta que na versão da casa é a soja quem dá forma ao bolinho. ;Além de ser rica em proteínas, é mais leve que o feijão;, aponta.
Levando um pouco de dendê, cebola, alho e trigo, o acarajé é assado e servido no buffet das quintas-feiras. ;O acompanhamento fica a critério do cliente. Pode ser com vatapá de abóbora ou até mesmo puro;, diz. Mayla acredita que se a receita participasse do concurso criado por Paul McCartney teria grande chance de ganhar, por ser uma ótima opção natural, além de tipicamente brasileira. ;É um prato muito nutritivo.;
Outra casa que apostaria na releitura de um prato tradicional caso pudesse participar do concurso britânico seria a Terra Viva (202 Norte). Como nem só comilões, tão bem representados pelo gato Garfield, gostam de lasanha, a aposta do restaurante seria uma receita da guloseima italiana preparada com massa integral, molho de tomate artesanal e queijos muçarela e branco light.
A cozinheira Francielly Dal Ponte Costa explica que a preocupação em utilizar bons ingredientes faz parte da filosofia vegetariana. ;São nutritivos, sem agrotóxicos e fazem bem para a mente;, defende. Outra boa opção seria a pamonha assada de milho-verde. Com óleo de girassol, milho, água e sal, a opção é vegetariana por natureza. Segundo Francielly, por ser um prato típico de Goiás, faz muito sucesso em Brasília.
Proteína
Já para os fãs do filé à parmegiana, a sugestão é visitar o Rei do Glúten (411 Sul). A casa prepara, com a proteína do trigo, a delícia italiana, sem deixar nada a desejar. O proprietário, Manoel Rodrigues, explica que o glúten é ótimo substituto para a carne. Por absorver os temperos, torna-se um ingrediente versátil. ;Dá para fazer almôndegas, feijoada, estrogonofe;, lista. Trabalhando com o glúten há 20 anos, Rodrigues explica que a ;carne; vegetariana é uma ótima fonte de proteína e fibra.
As delícias árabes também fazem sucesso. No Flor de Lótus (102 Norte), as receitas foram adaptadas ao gosto vegetariano. A restaurateur Jurema De Lavor explica que os pratos são light e nutritivos. ;No tabule, por exemplo, eu troquei o trigo, que é um alergênico, pela quinoa;, conta. Entre as opções, quibe recheado com vegetais, arroz integral com lentilha e hambúrguer de tofu com algas. ;Cada prato leva um tempero diferente que vai de ervas aromáticas ao shoyo;, explica.
Opção
O glúten é uma proteína presente tanto na semente quanto nos derivados do trigo, da cevada, do centeio e da aveia, entre outros. É ativado da mistura de água e farinha. Tem aspecto fibroso, elástico e pegajoso. Esse ingrediente é usado na substituição da carne em receitas vegetarianas.
Tabule de quinoa
Por Jurema De Lavor
Ingredientes
; 1 copo de quinoa cozida
; 1 cenoura cortada em cubinhos ou ralada
; 10 castanhas-do-pará hidratadas e cortadas em cubinhos
; 1 maçã descascada cortada em cubinhos
; folhas de hortelã a gosto
; folhas de alface e rúcula para enfeitar
Para o molho
Azeite, shoyo e limão
Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes e enfeitar o prato com as folhas de alface e rúcula
HAMBURGUER DE LENTILHAS
Receita enviada por Sônia Rezende
Ingredientes ; Massa:
12 Castanhas do Pará trituradas
4 fatias de torradas light trituradas
2 xícaras (chá) de lentilhas
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de cebola ralada
Sal
1 ovo
1 colher (sopa) de salsinha
Molho de tomate
Modo de Preparo:
- Bater no liquidificador as castanhas e reservar.
- bater no liquidificador as torradas e reservar.
- Cozinhar as lentilhas e escorra-as.
- Misturar as lentilhas, as castanhas, as torradas, o alho, a cebola, o sal, o ovo e a salsinha.
- Bater metade dessa mistura no liquidificador.
- Juntar a metade batida com a outra metade para dar liga.
- Colocar numa assadeira e levar para assar até dourar.
- Após assado, esperar esfriar e aí moldar as hamburguinhos com as mãos. (pode ser almôndegas, croquetes, etc...)
Servir com o molho de tomate
BOLO DE GOIABA (VEGAN)
Ingredientes
- 3 goiabas brancas
- 1/2 xícara de óleo
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de água
- 4 colheres de sopa de aveia em flocos finos
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de rosca
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de Preparo
Bater os quatro primeiros ingredientes no liquidificador por uns 4 minutos para "destruir" as sementes da goiaba. Após bater, misturá-los em uma tigela com os demais ingredientes.
Após misturar tudo, colocar a massa em um pirex alto, untado com óleo e polvilhado com farinha de trigo. Levar ao microondas por 16 minutos na potência 7.
Esperar 5 minutos para desenformar.
LEMBRE-SE: é muito perigoso usar utensílios metálicos no microondas. Jamais coloque as fôrmas de bolo de alumínio no microondas. Utilize um pirex de vidro.