Diversão e Arte

Espalham-se por Brasília as casas especializadas em bolos caseiros

Receitas de família saem a todo momento dos fornos, oferecendo aos clientes velhos sabores da infância

postado em 10/02/2011 09:01
Na Fábrica dos Bolos, receitas familiares ensinadas pelos clientes são muitas vezes incluídas no cardápio: fornadas a cada horaNada melhor que um bolo fresco e um cafezinho quente para terminar a tarde ou começar a manhã. No entanto, com a correria do dia a dia, bater a massa e levá-la ao forno está cada vez mais difícil, mesmo que as tardes passadas na casa da vovó não saiam da memória. Pensando nisso, casas especializadas preparam a iguaria com aquele gostinho de receita de família, tirando do forno, de hora em hora, bolos para todos os gostos. Nesses lugares, é só passar, escolher e se refestelar com as delícias e as recordações da infância.

Aquela cena de desenho animado em que o cheiro da comida busca as personagens pelo nariz pode ser facilmente reproduzida no Cruzeiro Center. Isso porque o centro comercial foi tomado pelo aroma das massas assadas no Bolos do Rei. A proprietária, Andréa da Silva, conta que as receitas não levam conservantes, essência nem corante. ;É tudo natural, como é feito em casa;, garante. De acordo com ela, a produção é diária, por isso o perfume dos bolos toma todo o comércio. ;Eu vendo cerca de 300 unidades por dia;, revela.

Entre os 20 sabores produzidos na casa, os de mandioca, de cenoura, de fubá e de chocolate chamam bastante a atenção dos passantes, mas a preferida mesmo dos clientes é a torta de banana com caramelo de açúcar e canela. Além dos tradicionais, Andréa incorporou no cardápio duas receitas de família. A Toalha Felpuda, que é feita com leite, calda e flocos de coco; e o Luiz Felipe, com leite condensado e de coco, queijo e leite de vaca. ;Eu trago as receitas e adapto ao meu gosto e ao dos meus clientes;, comenta Andréa, que tem três lojas em Brasília e outras quatro em outras cidades do país.

Simplicidade
Talvez seja pela simplicidade da receita que o produto final faça tanto sucesso, como na Fábrica dos Bolos (410 Norte), cujo balcão da loja está sempre cheio de gente. ;Eu percebia que a cidade tinha muitas torterias, mas o famoso bolo caseiro não era bem explorado;, observa Renata Machado, sócia da casa, sobre a decisão de abrir o negócio. Ela e o marido, Gustavo Aquino, buscaram receitas do Norte e do Nordeste para compor o cardápio, mas mantêm uma pasta de sugestões, onde os clientes podem sugerir novos sabores, deixando as dicas de como o bolo é preparado. ;São receitas de família que, após serem adaptadas, passam a fazer parte do cardápio;, explica Renata. Foi graças à pasta que a loja incorporou os sabores de mandioca com requeijão, de goiabada e de queijo com linguiça calabresa. ;No decorrer do ano, vamos colocar mais opções diet e sem glúten;, promete.

A empresária conta que todos os ingredientes dos bolos são frescos, a ponto de muitas mães confiarem na qualidade do produto e o incluírem na merenda que os filhos levam para a escola. Entre os prediletos, milho com requeijão, cenoura com chocolate e goiabada.

A torta de banana com caramelo de açúcar e canela é um dos destaques entre as 20 opções oferecidas pela casa Bolos do Rei, no CruzeiroOs bolos da Fábrica estão sempre quentinhos, pois saem do forno a toda hora, mesma estratégia utilizada pela casa Bolos da Vovó (415 Sul e 301 do Sudoeste). O sócio Anderson Aldemir explica que a qualidade dos produtos é que faz a diferença. ;Tudo nosso é bem caseiro e não vendemos bolos velhos;, ressalta. Segundo ele, as receitas vêm de família, com destaque para os bolos de mandioca, fubá com erva-doce e banana com passas. ;Temos aproximadamente 20 sabores no cardápio;, conta Anderson.

Tradição
Embora a tradição alimentar mais conhecida de Minas Gerais seja o pão de queijo e os biscoitos, os bolos também compõem a mesa do café da manhã e o lanche da tarde no estado. Há 30 anos, Neide abriu, na Feira do Guará, o Café Dona Neide, oferecendo apenas o bolo de mandioca, conhecido nas terras mineiras como Mané Pelado. Com o tempo, ela inseriu outras receitas de família que fazem o maior sucesso, com destaque para as de limão, de laranja, de iogurte e a Rosquinha Caipira, bolo de queijo doce, feito com polvilho. ;Todo mundo que come, lembra da avó ou da mãe;, diz a dona do box 16 da feira.

Os bolos podem ser provados ali mesmo ou levados para casa. Neide conta que, quando abriu o café, atendia apenas as pessoas que trabalhavam na feira. ;Mas hoje as mulheres trabalham a semana toda e, no fim de semana, não querem perder tempo na cozinha. Por isso, eu recebo muitas pessoas que vêm aqui especialmente para lanchar;, comenta.

O mesmo ocorre na Casa dos Biscoitos Mineiros (210 Norte e 106 Sul), que, nos últimos 15 anos se especializou em delícias caseiras. A proprietária, Maria Madalena Teixeira Alves, trouxe de casa, lá do interior de Minas, as receitas de empadinhas, biscoitos e, é claro, dos bolos, que são campeões de venda. É ela mesma que treina os funcionários da casa e supervisiona todo o processo, da produção até a compra dos ingredientes.

De acordo com a sócia e filha de Madalena, Márcia Teixeira, a casa comercializa 220 produtos, todos produzidos no estabelecimento. ;Assim mantemos tudo fresco e com o sabor caseiro, bem mineiro;, acredita. Entre as delícias, bolos de laranja, de amêndoa, de banana, de cenoura e de maçã com nozes, todos vendidos por quilo. Se o cliente desejar, pode saborear as delícias ali mesmo, com direito a café, chá e sucos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação