Diversão e Arte

Festival no Gama tem atrações em teatro, música, poesia e artes plásticas

postado em 12/02/2011 08:00
A Estrupenda Trupe vai apresentar o espetáculo  Uma vaca por  uns grãosUnir o útil ao agradável. Foi esse o mote que o presidente da Bagagem Cia de bonecos, Eudes Leão, usou há três anos quando decidiu criar o Festival Cultural do Gama. Aproveitando o começo de ano em que a agenda de vários grupos e artistas está a passos lentos e a criançada de férias, o produtor investiu em um evento que oferece apresentações gratuitas de teatro, música, cultura popular, artes plásticas e poesia. ;Coincide com um período do ano em que muitas crianças ainda estão de férias ou voltando para as aulas, já que tudo só inicia mesmo depois do carnaval, e também é uma época em que os artistas estão de recesso. É uma oportunidade para quem não tem muita opção de entretenimento se divertir de graça. A gente realmente bota pra ferver aqui no Gama;, destaca Eudes.

De hoje (dia 12) até 26 de fevereiro, o festival vai oferecer 32 atrações, sendo 9 adultas e o restante infantil. Todas as apresentações acontecem no Espaço Cultural Bagagem, no Gama. Entre os destaques estão os Irmãos saúde, Zé do Pife e as Juvelinas, Cia Setebelos, Cia Hierofante, Bagagem Cia de bonecos, Voar teatro de bonecos, o artista plástico Paulo Longuinho, o poeta Adeilton Lima, o mamulengo de Chico Simões, e a Cia Oops de Goiânia, único convidado de fora do Distrito Federal.


;Quando a ideia nasceu, há três anos, a intenção era focar nos artistas locais do Gama. Mas o evento foi crescendo, começamos a contar com patrocínio e hoje temos convidados até de outros estados;, comenta o idealizador da iniciativa. Entretanto, Eudes Leão faz questão de ressaltar que não abre mão de valorizar as atrações gamenses, mas aspira ambições mais ousadas no futuro. ;Um dia, quem sabe, o festival pode até contar com uma programação internacional. Seria um ganho muito grande não só para a população do Gama, mas de toda Brasília. Vamos aos pouquinhos, deixando as coisas acontecerem naturalmente;, comenta.

O Grupo Semente na montagem Morte e vida Severina: releiturablico infantil

Na sua terceira edição, o festival não só expandiu para além do Distrito Federal como também passou a angariar públicos diferentes, já que, inicialmente, só oferecia atividades para a criançada. Hoje, apesar do foco ainda ser muito intenso nos pequenos, a programação é para toda a família. ;Temos artistas que agradam a todas as idades, apesar de boa parte dos espetáculos ser para crianças. Os shows de música e a poesia, principalmente, além das peças de comédia, são mais voltados para os adultos e esse é um dos benefícios da nossa iniciativa;, acredita Eudes.

3; Festival Cultural do Gama

De hoje até 26 de fevereiro, no Espaço Cultural Bagagem (Qd 40, Lj 16, Setor Central-Gama). Apresentações a partir das 18h nos fins de semana e às 10h e às 15h, durante a semana. Todos os espetáculos têm entrada franca e a classificação é livre para os infantis e 16 anos para os adultos. Informações: 3556-6605 e 3556-6606.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação