Diversão e Arte

Conheça os filmes polêmicos, criativos e chocantes que bombam na web

postado em 26/02/2011 08:00

O bizarro Centopeia humana, inédito nos cinemas da cidade, tem mais de 4,4 mil downloads no país
Alguns dos filmes mais comentados da temporada não concorrem ao Oscar nem estão em cartaz num cinema perto de você. Possivelmente, vão permanecer invisíveis aos olhos do público que compra ingresso para conferir as novidades da semana. Não agradam a todos os paladares: em muitos casos, são obras de formatos pouco convencionais, de orçamento reduzido, que brincam com a percepção (e os pudores) do espectador e sugerem desafios que a média dos filmes comerciais perdeu de vista. Mas nem tudo está perdido para esses adoráveis ;outsiders;. Na internet, essas pequenas produções encontram um público numeroso ; provocam ruídos em posts do Twitter e do Facebook, inspiram textos de blogs, multiplicam-se em clipes do YouTube e aquecem fóruns de discussão. São os arrasa-quarteirões da web.

O desempenho de um filme nessa ;realidade paralela; não pode ser medido por critérios convencionais. Os números de bilheteria nas telonas desorientam quem tenta calcular o impacto de um longa-metragem na rede mundial de computadores. A fita de horror holandesa A centopeia humana, por exemplo, arrecadou apenas US$ 200 mil nos cinemas dos Estados Unidos. Uma performance que pode ser considerada pífia na terra de Toy story 3, que somou US$ 414 milhões. No Brasil, onde nem entrou no circuito de exibição, conquista fãs: a legenda em português foi ;baixada; 4,4 mil vezes no site Legendas.tv. O documentário independente americano Catfish é outro caso de sensação relâmpago: criado em esquema doméstico, o retrato de um romance via internet está muito bem cotado no site de legendas, com 2,3 mil downloads.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação