Diversão e Arte

Artistas famosos se despedem da atriz francesa Annie Girardot

Agência France-Presse
postado em 04/03/2011 16:07
Paris - Centenas de pessoas, entre elas os atores franceses Alain Delon, Mireille Darc e Jean Paul Belmondo, deram nesta sexta-feira (4/3)o último adeus à atriz Annie Girardot, falecida aos 79 anos.

"Era uma atriz fabulosa, generosa, que podia fazer rir ou chorar. Era o símbolo da mulher livre e moderna, vítima de sua generosidade", declarou uma fã que acompanhava a cerimônia de enterro na igreja parisiense de Saint Roch.
Atores franceses Mireille Darc (E) e Alain Delon chegam à igreja Saint Roch, em Paris, para assistir ao funeral de Annie Girardot
Coroas de flores foram enviadas pela atriz Isabelle Adjani e pelo presidente da República, Nicolas Sarkozy. Na cerimônia também estavam o ministro da Cultura, Frederic Mitterrand, diretores como Claude Lelouch e Bertrand Blier e o popular ex-ministro socialista Jack Lang.

Girardot morreu na segunda-feira passada depois de uma longa batalha contra o Mal de Alzheimer. Ela iniciou sua carreira em 1955 e conheceu o apogeu nos anos 1970, tendo participado de sucessos como Rocco e seus irmãos, de Luchino Visconti.

A atriz sofria há vários anos do Mal de Alzheimer e se converteu num símbolo da doença depois de aceitar filmar o documentário Ainsi va la vie (Assim vai a vida), de Nicolas Baulieu, que a acompanhou durante oito meses, retratando sua perda de memória.

Ganhou seu primeiro César - o Oscar do cinema francês - em 1977, por seu papel em Docteur François Gailland, de Jean-Louis Bertucelli.

Sua filmografia inclui Os companheiros, de Mario Monicelli, Morrer de amor, de André Cayatte, Viver por viver, de Claude Lelouch, e Llueve sobre Santiago, de Helvio Soto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação