Diversão e Arte

Nos palcos, as comédias dão o tom durante o carnaval

postado em 05/03/2011 07:00
Os adeptos de espetáculos teatrais não poderão escapar das risadas nos próximos dias. As principais companhias de comédia da cidade (incluindo as de prestígio nacional) decidiram apostar na plateia que fica na cidade durante o carnaval. Tem para todos os gostos: A Cia. de comédia Os Melhores do Mundo, o G7 e os Setebelos resolveram fazer um folia de peças nesta temporada. Os Melhores do Mundo escolheram a peça Sexo, sucesso desde 1996, que ganhou novo ritmo, com mais gags e improvisos. ;Arrisco dizer que a maior parte da população que fica aqui não gosta de carnaval e fica sem ter muito o que fazer, já que é um feriado longo. Oferecemos uma alternativa ao cinema e à TV. Na peça Sexo, tiramos um quadro e atualizamos as piadas, depois de Copa do Mundo e governo novo;, explica o ator Jovane Nunes. A temporada será de sexta a domingo, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional.

Ainda no gênero da comédia, o G7 decidiu comemorar a primeira década de vida trazendo seu maior sucesso de volta a Brasília: de hoje a 27 de fevereiro, os fãs poderão se deleitar com uma versão repaginada de Como passar em concurso público, peça que completa quatro anos em cartaz. ;Mudamos as piadas, de acordo com as novidades de Brasília e do governo federal. Já virou tradição os grupos de teatro fazerem um carnaval cultural;, acredita o ator Frederico Braga. Nesta semana de folia, o grupo fará sessões especiais, na segunda e na terça-feira, às 20h, para quem quer passar bem longe da agitação dos bailes e das concentrações de blocos de rua.

Contos de fadas
Outra prata da casa, a Cia. Setebelos decidiu incrementar o cardápio festivo e encena várias de suas criações, de hoje a terça-feira, à noite, no Teatro dos Bancários. Hoje, é a vez de A fabulosa comédia, uma montagem irreverente sobre desfechos de contos de fadas. Amanhã, a trupe leva ao palco Terror ; A comédia, um espetáculo que brinca com o lado bem-humorado de personagens horripilantes. Na segunda, a plateia verá O segredo para o sucesso, uma ironia à abordagem dos livros de autoajuda. O encerramento do ciclo, na terça-feira, será com a peça A comédia do improviso ; qual o seu pedido?, em que o público poderá sugerir os improvisos feitos pelos atores. ;Existe vida em Brasília para quem não curte carnaval, a casa fica sempre cheia. Essa é a oportunidade perfeita para quem não conhece o nosso trabalho ver quase todas as peças de uma vez;, avalia o integrante da trupe Leônidas Fontes.

Desde a última quarta-feira, veteranos dos palcos de Brasília também despertam risadas, entre outras reações, na peça Heróis ou O caminho do vento, em cartaz até 26 de março, no Espaço Cena (205 Norte). Chico Sant;Anna, João Antônio e William Ferreira dão vida a três amigos, ranzinzas heróis de guerra que convivem em um asilo. O texto é de autoria do dramaturgo francês Gerald Sibleyras e, no Brasil, é dirigido por Guilherme Reis. ;A relação entre eles e de cada um com o mundo é uma comédia. É uma poesia sobre a velhice, a memória e a amizade, além de ser um texto muito atual. A falta de perspectiva entre os mais velhos nos aflige diariamente;, afirma Reis.

Para entreter a garotada mais nova, a Cia. Teatral Néia e Nando também está na área. Quem não se encaixa no perfil do folião desde pequenininho poderá assistir Feiurinha, montagem adaptada da obra de Pedro Bandeira, autor de livros infantojuvenis, pela própria companhia, que narra a dura vida das princesas. Mas para não deixar totalmente de lado a farra carnavalesca, a criançada está convidada a vestir sua fantasia favorita e tirar fotos com os personagens, após o espetáculo, que fica em cartaz hoje e amanhã, às 17h, no Teatro da Escola Parque (507 Sul).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação