Diversão e Arte

Festival reúne 24 bandas locais e nacionais em quatro dias de shows

postado em 10/03/2011 07:08


Entre 19 de fevereiro e 28 de março é realizado o maior evento integrado da América Latina, o Grito Rock. Em 2011, o festival chega à nona edição e atinge 132 cidades em nove países ; além do Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Panamá, Costa Rica, Honduras e El Salvador. No Distrito Federal, o Grito começou na semana passada, em Taguatinga. Esta semana, o braço brasiliense do evento chega ao Lago Norte. De hoje a quinta, o Cult 22 Rock Bar receberá 24 bandas, sendo 12 de outras cidades.

;O Grito Rock é o momento de as bandas circularem, de os coletivos trazerem grupos de outros estados para tocar em Brasília e de exportarem os do DF;, comenta Fernando Jatobá, guitarrista da banda brasiliense Brown-Há e integrante do Coletivo Esquina, responsável pela organização do Grito Rock Brasília.

Intercâmbio é a palavra-chave do evento. E os participantes têm percebido isso na prática. A Brown-Há tocará nos Gritos de Brasília (amanhã), Anápolis (sábado) e Uberaba (dia 20). Sexta e sábado passados, o Coletivo Cultcha recebeu 14 grupos, entre locais e goianos. ;A ideia era fazer um evento roqueiro de médio porte em Taguatinga, até para resgatar esse potencial que a cidade tem e estava perdendo. Durante dois dias, reunimos um público de mais de duas mil pessoas;, conta Everaldo Maximus, coordenador do Coletivo Cultcha e baixista do trio Valdez. Domingo passado, a banda dele foi tocar no Grito Rock em Goiânia. No sábado, a Valdez se apresentará no Grito em Anápolis. Domingo, volta à capital do país para tocar no Cult 22 Rock Bar.

;O surgimento dos coletivos de bandas e de eventos como o Grito têm aproximado a galera. Semana passada, tinha gente de vários outros coletivos do DF lá em Taguatinga, gente de Sobradinho, Planaltina, Valparaíso, Luziânia... Além de reunir quem produz música, ajuda a criar público;, ressalta Everaldo.

Fernando Jatobá explica que a programação foi dividida por bandas com alguma afinidade estilística. ;O público do Etno pode não conhecer o Darshan. E os dois grupos vão tocar no mesmo dia. A ideia é que o cara que gosta de uma banda acabe conhecendo também outras.;

A escalação de sábado está realmente mais pesada, com shows de metal e hardcore,mas as dos outros dias são bem ecléticas, passando do hard rock stoner dos goianos do Black Drawing Chalks à mistura de estilos da brasiliesne Turrón Presidencial.

GRITO ROCK
De hoje a domingo, às 20h, no Cult 22 Rock Bar (CA 7, Lago Norte). Hoje, Turrón Presidencial, The Neves, Desdobradores do Tempo no Horizonte Vertical, Dom Capaz (MG), Sinais Invertidos de um Mágico (PA) e Novos Vinis (GO). Amanhã, Etno, Darshan, Brown-Há, Gandharva (PE), The Dust Road (AM) e Butterflies (CE). Sábado, xLost in Hatex, Violator, Moretools, Uganga (MG), Mugo (GO) e Sangue Seco (GO). Domingo, Trampa, Valdez, Besouro do Rabo Branco, Black Drawing Chalks (GO), Evening (GO) e Hellbenders (GO). Entrada: R$ 5 (até 22h) e R$ 7 (após). Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação