Diversão e Arte

Várias mulheres viajam e registram suas andanças por aí

postado em 10/03/2011 07:03
Paula e o marido, o biólogo Roberto Werneck: viagens aos grotõesPara que o leitor não pense que as aventuras pelo mundo são exclusividade masculina, há muitas mulheres viajando e registrando suas andanças por aí. A pioneira é a jornalista Paula Saldanha, que empata com o apresentador Márcio Moraes, do programa Companhia de viagem, há 16 anos pelo canal CNT. Também há 16 anos, Paula revela o próprio país aos brasileiros, no comando do programa Expedições, que já foi exibido pela extinta TV Manchete, TV Cultura, TVE e atualmente ocupa a grade da TV Brasil.

;Eu e meu companheiro, o biólogo Roberto Werneck, começamos um projeto de trabalho e de vida, em 1977: mostrar o Brasil, suas regiões e populações. A televisão brasileira tinha pouquíssima documentação;, relata Paula. A família cresceu e o projeto ganhou um novo integrante: hoje, o filho do casal, Pedro Werneck, dirige a produção.

[SAIBAMAIS]Embora caia na estrada para revelar os grotões do país, Expedições investe na natureza, na cultura e na ciência, resvalando em curiosidades históricas, da arqueologia e da paleontologia. A viagem histórica da atração, lembra Paula, foi há 16 anos, quando a equipe chegou à verdadeira nascente do Rio Amazonas, no nevado Mismi, nos Andes peruanos, a mais de cinco mil metros de altitude.

;Fomos a primeira equipe de tevê a documentar a nascente do maior rio do mundo;, orgulha-se a jornalista, que em 2011 apresentará a Teoria de Gaia, segundo a qual o Planeta Terra é um organismo vivo. ;Já gravamos na Amazônia, no litoral do Nordeste e nas reservas da Mata Atlântica. Haverá novidades a cada semana;, garante.

Em todo esse tempo de viagens pelos sertões brasileiros, um momento marcou a equipe de Paula. ;O maior choque cultural que tivermos, em nossos 30 anos de expedições pelo Brasil, não foi com os índios do Parque do Xingu, que já tiveram muitos contatos com os indigenistas liderados pelos irmãos Villas Boas. Acredito que o grande choque foi o contato com grupos Yanomamis que tinham tido apenas dois contatos com garimpeiros. Nos sentimos como se estivéssemos retornando 500 anos na história do brasil.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação