Diversão e Arte

Baladas com duplas famosas e iniciantes atraem o público brasiliense

postado em 12/03/2011 10:29

O Flamingo Shopping (Sobradinho) lota às quintas-feiras e aos sábadosDos versos de Fio de cabelo até Meteoro muita água já rolou. Ambos são sucessos sertanejos, cada um no seu tempo. O primeiro fez casais dançarem de rostinho colado com a dupla Chitãozinho e Xororó na década de 1980. O segundo bomba na voz da garotada que não perde uma nova canção do astro teen Luan Santana.

Quando a música sertaneja voltou a ser sucesso no país, após um tempo que viveu à margem, ao lado do dito ;brega;, Brasília passou a ter casas especializadas no gênero e os shows de duplas nacionais se tornaram superconcorridos, como é o caso do Jorge & Mateus (no próximo dia 19) e Chitãozinho & Xororó (dia 26). O que a princípio muitos pensaram que seria uma febre passageira pegou o público pelo pé e pelo coração, e a cidade se tornou um celeiro de boas festas e músicos especializados no gênero. O Flamingo Shopping começou manso há quatro anos com programação sertaneja em dias pontuais e logo o público passou a lotar o local. Às quintas-feiras e aos sábados o shopping vira point dos que curtem uma boa moda de viola e sertanejo universitário.

Desde o início do verão o local abriga o Sabadão sertanejo mix, um dos projetos mais bem-sucedidos das férias. O produtor Saulo Nonato diz que toda semana o público se supera e a programação que estava prevista para terminar em fevereiro não tem mais data definida para acabar. O sócio Dênio Alves acredita que o segredo do sucesso são as duplas e as participações que acontecem semanalmente. No dia que o Correio acompanhou uma noite da festa, as atrações eram Thiago Silva, Daniel Beira Rio e a dupla Roniel & Rafael. ;Recebemos, em média, 700 pessoas por sábado. Fechamos parceria com três bares que ajudaram a viabilizar o evento;, explica Dênio.

O carioca Welton Medeiros, 33 anos, é professor e curte cada momento da festa. ;Os amigos que tenho na cidade fiz aqui. O ambiente é legal e as pessoas acabam se conhecendo com o tempo. Minha dupla favorita é Rick e Rangel e eles tocam sempre aqui;, afirma.

Com a idade média do público de 25 anos, a noite sertaneja do Flamingo é um dos locais preferidos, principalmente de quem mora em Planaltina, Sobradinho e nos condomínios. Localizado dentro de um posto de gasolina na subida de Sobradinho, a festa sertaneja acontece no segundo pavimento, onde estão bares e restaurantes.

Célida Rodrigues, 20 anos, mora em Planaltina e é programadora de sistemas. Ela garante ir para festas sertanejas toda semana e encontrar os amigos da faculdade. ;Gosto muito da música e das pessoas;, destaca. Eclética, a estudante de direito Alice Rocha, 18 anos, mora em Sobradinho. Ela gosta de frequentar o Barril 66 (Riacho Fundo) e a Hype (Lago Sul), casas que têm programação de música sertaneja pelo menos uma vez por semana. A dificuldade, no entanto, é a distância. ;Vou mais ao Flamingo nas noites de quinta-feira. Os outros locais são ótimos, mas ficam longe da minha casa;, diz.

Filas
O crescimento do sertanejo na cidade é notável. Há dois anos aumentou o número de casas que têm música sertaneja na programação pelo menos dois dias na semana. Como é o caso da Via Stadium e do Moinho 56, ambas em Taguatinga, que têm menos de um ano e já contam com filas quilométricas na entrada. A boate A (EPTG), uma das mais antigas da capital, recentemente fez uma reforma e praticamente dobrou o espaço para abrigar o público. Até nas noites que elege pagode como atração principal não deixa de lado o sertanejo, e sempre há alguma dupla convidada.

Boates do Plano Piloto que antes costumavam tocar apenas música eletrônica se renderam aos encantos do sertanejo, como é o caso da Hype. Hoje, por exemplo, a noite será da dupla Pedro Paulo & Matheus, que atrai público de todo o DF. Outro exemplo são os barzinhos da cidade. Atualmente, é comum assistir a DVDs sertanejos no lugar de músicos da MPB e vira e mexe nos locais com música ao vivo, o sertanejo não é desprezado e faz parte do repertório.

Priscila Kikue, 26 anos, e o namorado Fernando Gomes, 21, não perdem um sertanejo. Para comemorar o aniversário, Priscila não teve dúvidas e saiu para dançar. O local eleito foi o Barril 66, que há seis anos e meio recebe a dupla Pedro Paulo e Matheus toda quarta-feira. ;Gosto muito de sertanejo e vou até em dias de semana. Mesmo trabalhando no dia seguinte, acho que vale a pena sair para dançar;, afirma. O namorado, Fernando, gosta das noites do Barril 66, mas também tem outros locais que costuma ir como o Chiquita Bacana, em Taguatinga. Caçapa Beer, Roda do Chopp, Planeta Country, Pamonhas e Batatas, A .com, Via Stadium, Moinho 56, Chiquita Bacana, Hype Lounge e Garota Carioca são os locais mais procurados quando o assunto é música sertaneja.

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]--><--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Destaque da noite

Ele é dono de um sorriso largo e se porta como um artista. Daniel Beira Rio tem apenas 22 anos e já arranca suspiros das fãs que se aglomeram em frente ao palco montado no Flamingo Shopping, onde faz show regularmente. Morador de Planaltina, o jovem é um dos destaques da noite sertaneja de Brasília. Fã da dupla Zé Henrique e Gabriel, a carreira ainda é nova, mas o músico tem fã-clube e os sucessos Chorando apaixonado e Em suas mãos já estão na boca do povo. ;Meu maior sonho é cantar pelo Brasil afora;, diz esperançoso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação