Diversão e Arte

Americana lança livro que revela bastidores do fenômeno Harry Potter

postado em 13/03/2011 12:45
Melissa (D), com J.K. Rowling, criou o fansite para troca de informações sobre a saga do bruxinhoA americana Melissa Anelli é a fã número 1 do bruxo Harry Potter ; nascido em 1998 nas páginas escritas pela escritora britânica Joanne Kathleen Rowling, a J.K. Rowling. Ela criou, em 2001, o fansite The Leaky Caldron (www.leakynews.com), em que milhares de leitores apaixonados pelo bruxinho passaram a ler notícias e participar de discussões sobre o fenômeno literário e cinematográfico (antes mesmo de existir Twitter e Facebook. É um dos sites mais visitados em todo o mundo e conquistou o respeito da autora de Harry Potter. Em 2005, no auge do sucesso da saga, J.K. Rowling recebeu Melissa em sua casa para uma entrevista, deixando os jornalistas com inveja.

Para contar a sua história dentro do universo potteriano, a americana acaba de lançar o livro Harry e seus fãs ; A verdadeira história de um menino-bruxo, seus leitores e os detalhes da vida dentro do fenômeno Harry Potter, que chegou este mês às livrarias brasileiras.

Em Harry Potter e seus fãs, Melissa conta um pouco de sua própria história, sobre como conheceu a série de Harry Potter, quando fazia faculdade de jornalismo. A saga a aproximou de milhares de pessoas que, como ela, compartilharam, em sites e fóruns de discussão, a emoção de acompanhar as aventuras do bruxinho. No livro, o leitor vai conhecer também a evolução da saga Harry Potter na internet por meio da comunicação entre os fãs.

Melissa conta que a ideia de escrever o livro nasceu em 2003, durante um encontro de fãs, realizado em Orlando, na Flórida. ;Estava maravilhada por estar entre 600 fãs de Harry Potter, encantada com a força da comunidade. Eu pensei comigo mesma: ;Alguém tem que escrever sobre isso tudo. A autora J. K. Rowling chancela o lançamento e assina o prefácio, em que define como sendo ;a história de uma comunidade, escrita por uma conhecedora, e eu a achei inspiradora, comovente, divertida e, em certas ocasiões, francamente assustadora(...) A história do fandom on-line é tão extraordinária quanto a do próprio Harry, e me deixou com um sentimento de reverência respeitosa e gratidão;.

Universo mágico

À frente do fansite, Melissa conquistou o respeito da editora americana Scholastic e da própria J. K. Rowling. Com o reconhecimento, a jovem foi convidada para participar das pré-estreias dos filmes, dos lançamentos dos livros e passou dias ao lado de Rowling, conhecendo de perto o mundo mágico criado por ela. ;Tenho vivido uma jornada incrível e pude fazer coisas maravilhosas. Nunca vou esquecer essa experiência;, afirmou Melissa.

Para Melissa, o desafio de representar milhares de fãs de Harry Potter sempre foi grande, inclusive pelo preconceito. ;No começo, minha vida on-line relacionada a Harry era um segredo. Um dia, eu simplesmente percebi que estava sendo boba. Estava recebendo tanto amor, tanta amizade, tanta felicidade vinda dessa comunidade, então, por que esconder? Reuni mais experiência profissional, e o mais importante é que estava me fazendo feliz;, conta a jornalista.

A partir daí, Melissa decidiu tomar uma postura definitiva: ela só aceitaria críticas, sendo elas construtivas, das pessoas que realmente compreendessem seu carinho por Harry Potter. ;Afinal, a vida é muito curta para ter que lidar com pessoas que querem te julgar.;

Harry Potter pelo mundo

Os sete livros que compõem a saga Harry Potter venderam ao todo mais de 400 milhões de exemplares pelo mundo, em mais de 200 territórios, e traduzidos em mais de 65 idiomas. Só no Brasil, foram vendidos mais de 3 milhões de exemplares da série. Mais informações sobre o lançamento do livro Harry e seus fãs e sobre o universo do mágico podem ser conferidas nos sites www.harryahistory.com e www.harryeseusfasolivro.
wordpress.com.

[FOTO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação