Diversão e Arte

Abaporu, de Tarsila do Amaral, chega para exposição no Palácio do Planalto

postado em 17/03/2011 00:14
Acaba de chegar ao Palácio do Planalto (23h40) a obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, a mais esperada para a mostra Mulheres Artistas e Brasileiras - Produção do Século 20. Símbolo dos mais representativos da pintura modernista brasileira, o quadro estava no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (Malba) e foi cedido para a exposição pelo seu dono, o colecionador argentino Eduardo Costantini.

A obra é avaliada em cerca de R$ 3 milhões e veio da Argentina sob forte esquema de segurança. Foi recebido pelo curador da mostra, o cubano José Luis Hernández Alfonso. Desembarcou no aeroporto de Brasília com atraso e seguiu com batedores e agentes da Polícia Federal até o Planalto.

Amanhã (quinta-feira) pela manhã, os últimos cinco quadros, que estão no Banco Central, chegam para completar a exposição. A mostra reunirá cerca de 80 obras, entre telas e esculturas, de 49 artistas brasileiras, no Salão Oeste do Planalto.

A exposição faz parte das comemorações do Mês da Mulher. A presidente Dilma Rousseff pediu para que tudo ficasse pronto antes da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no próximo sábado. Eles serão os primeiros a visitar a exposição, que será inaugurada no próximo dia 23 e ficará aberta à visitação pública por cerca de um mês e meio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação