postado em 17/03/2011 07:00
Os festejos de fim de ano passam e logo chega o carnaval, aumentando em alguns meses o período de comilança. Por isso, é comum que muita gente só atente para os quilos extras acumulados depois dos festejos de Momo. É o período do ano de se iniciarem dietas, voltar à academia e optar, na hora de fazer algum lanche fora de casa, por refeições mais leves. A boa notícia é que a cidade está repleta de casas especializadas em unir o sabor e a leveza dos ingredientes em sanduíches deliciosos. Basta avaliar as calorias e aproveitar as delícias light oferecidas por esses estabelecimentos. Para quem acha que sanduíche leve ou natural precisa ser frio, a Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável (113 Sul) está aí para provar o contrário. Com a proposta de utilizar ingredientes orgânicos, a casa oferece, entre outras opções, pratos para vegetarianos e veganos. As delícias ;naturebas; abusam de grãos, folhas e brotos. Para aqueles que não comem carne, o destaque é o sanduíche de hambúrguer de beringela com avelã, gergelim tostado, folhas, pão integral, cebola roxa caramelada, maionese de iogurte com salsa e hortelã. Já para os veganos, que não comem nada de origem animal, a sugestão é o pão-folha integral com ricota de tofu e tomilho, trigo germinado, beringela e pimentões assados, carpaccio de abobrinha temperada e pesto de hortaliças.
De acordo com o proprietário do restaurante, Gilberto Mansur, os produtos da casa são uma ótima opção para quem quer se alimentar conscientemente. ;A questão ambiental está em evidência e optar por alimentos orgânicos é o caminho para quem quer fazer a diferença;, defende. Isso, no entanto, não significa que a casa ignora aqueles que não dispensam a carne. Para esse público, são oferecidas opções como a baguete integral recheada com corte bovino orgânico filetado e grelhado com cebola caramelizada, tomate-cereja, queijo minas padrão na chapa, rúcula e molho barbecue. Pode até não ser muito light, porém Mansur garante ser saudável. ;A nossa carne está livre de hormônios. É totalmente orgânica.; Um detalhe que chama a atenção nos sanduíches do Bhumi são os pães. Como o estabelecimento é do mesmo dono da Belini, os produtos saem quentinhos do forno direto para a loja ao lado. Inclusive, até a farinha é caseira. ;Os grãos de trigo vêm inteiros e são moídos aqui;, explica.
Símbolo da alimentação saudável, o açaí, segundo Paulo Soares, proprietário do Açaí Nana Nanica (202 Norte), cai muito bem com os ;sandubas;. De acordo com ele, essa união pode até substituir uma refeição e ainda faz bem para o corpo. A casa oferece no cardápio seis opções de saladas, 17 de sanduíches (entre quentes, frios e prensados), além de oito combinações com o açaí. Mas atenção: para quem está tentando perder peso, é bom lembrar que a fruta, apesar de saudável, é muito calórica. O campeão de vendas da casa é o wrap de peito de peru e tomate seco, que leva ainda alface, rúcula, muçarela, cenoura e milho, todos no pão-folha.
Outra opção para os que querem pegar leve é a Zimbrus (305 Sul), conhecida por pregar a alimentação saudável com clima de surf, a casa oferece 12 tipos de sanduíches quentes no cardápio. Entre as delícias, receitas com nomes de lugares praianos, como o Caribe (filé mignon em tiras, cebola, champignon e muçarela de búfula) e o Ibiza (frango em tiras, ricota fresca, beringela em conserva, tomate seco e alface). Destaque também para o Magic Chicken (frango em tiras, abacaxi e muçarela). De acordo com o gerente da casa, Thony Silva Santos, as opções são leves e podem substituir uma refeição.
Montados
No Submore (211 Sul), os pães são fabricados na casa, assim como as pastas e os molhos. Com quatro tipos de pães, seis de pastas, 27 de saladas, 11 frios e seis molhos disponíveis, o recheio do sanduíche fica a critério do cliente. Dessa forma, a quantidade de calorias pode ser controlada por cada um. O proprietário da casa, Hudson Souza, sugere uma combinação que, segundo ele, leva os ingredientes mais pedidos: peito de peru, pasta de ricota com ervas, queijo minas, cenoura, broto de alfafa, rúcula e tomate-cereja com molho de mostarda e mel. Tudo na baguete integral. ;Esse sanduíche é light, mas satisfaz, com grande quantidade de fibras. O molho dá só o toque especial;, conta.
Como a criatividade e a gastronomia são praticamente irmãs, o Sanduba 21 (no Brasil 21, Setor Hoteleiro Sul) muniu-se dos dois ingredientes para elaborar seu cardápio. Os sanduíches frios podem ser preparados com pão de forma normal ou integral e levar pastas de bacalhau, três queijos, atum e frango com catupiry. O chef da casa, Bertrand Bovier, conta que todos são preparados e embalados diariamente. ;Tudo nosso é fresco;, diz.
Já os preparos quentes podem ser montados pelo cliente. Um dos ingredientes mais pedidos é o rosbife. ;É feito de contrafilé marinado durante dois dias e assado no vapor em temperatura baixa, para manter a maciez;, explica. Outra opção é o presunto de Parma, que pode vir acompanhado de tomate seco e provolone. Os pães para os sandubas são feitos na casa com quatro variações: gergelim, ciabatta, baguete e pão pita.
Com a proposta de aliar sabor a uma alimentação saudável, a Club Nature (Setor de Clubes Sul) serve um bufê com mais de 30 itens, que montam tanto um sanduíche quanto uma salada. A nutricionista e proprietária da casa, Michele Merlo, explica que tudo o que ela disponibiliza tem teor de gordura baixo. ;Eu trabalho para oferecer ao cliente uma forma gostosa e saudável de comer;, afirma. Entre as opções, mix de folhas, pasta de beringela e espinafre, ovos de codorna, frios, queijos brancos e molhos à base de azeite. Para saborear as delícias, basta escolher o pão (integral, sete grãos, baguete, parmesão e sírio), montar o sanduíche e pesá-lo.
Receita
Antepasto de beringela
Ingredientes
; 3 beringelas grandes
; 1 pimentão-verde
; 1 pimentão-amarelo
; 1 pimentão-vermelho
; 2 cebolas grandes
; 250ml de azeite
; 50g de uva-passa
; Orégano a gosto
; 1 vidro pequeno de azeitonas sem caroço
; Sal a gosto
Modo de preparo
; Corte as beringelas, os pimentões e as cebolas em tiras pequenas e arrume em camadas com a beringela em baixo, em uma fôrma metálica. Coloque por cima o azeite, o vinagre, o sal e o orégano e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido bem quente (cerca de 200;C) por 15 minutos. Tire do forno, acrescente as azeitonas fatiadas, dê uma ligeira misturada e leve novamente ao forno (ainda com o papel alumínio) até que a beringela seque e fique escura (mais ou menos 1 hora e meia). Tire do forno, espere esfriar e leve à geladeira. Se possível, deixe marinando por dois ou três dias na geladeira.