Diversão e Arte

Ator Juliano Cazarré prepara-se para 360, filme de Fernando Meirelles

postado em 21/03/2011 08:00

Juliano Cazarré em cena do filme Bruna Surfistinha: carreira  em alta também no exteriorFilho do teatro brasiliense, o ator Juliano Cazarré caminha a passos largos para se tornar um cidadão do mundo. Do mundo artístico, pelo menos. Em cena na novela Insensato coração, da TV Globo, no papel do motorista Ismael, ele ainda cumpre jornada em Bruna Surfistinha, vivendo Gustavo, cliente que leva a garota de programa a sentir prazer na profissão. Logo, Cazarré voltará à tela grande em VIPs, dirigido por Toniko Melo, com Wagner Moura no papel principal, sobre um célebre vigarista brasileiro. Seu mais novo feito é chegar ao turbilhão do mercado cinematográfico internacional: ao lado da atriz Maria Flor, ele estará em 360, novo filme de Fernando Meirelles, que contará com Anthony Hopkins, Rachel Weisz e Jude Law no elenco.

Cazarré e Meirelles se conheceram durante a gravação da minissérie Som e fúria, produzida pela O2 Filmes, que pertence ao diretor. ;Ele elogiou o resultado das minhas cenas e, como sou cara de pau pra pedir trabalho, disse que falo inglês e espanhol. Se ele precisasse de um ator que fala outras línguas, poderia me chamar;, revela Cazarré. A princípio, Meirelles faria um filme sobre a cantora Janis Joplin, mas trocou o projeto e manteve o ator na escalação. A negociação para se ausentar do Projac (estúdio onde a novela é gravada) e filmar 360 só foi possível porque seu personagem no folhetim será preso e ficará sumido por uns dias.

A parceria com o diretor de Cidade de Deus, O jardineiro fiel e Ensaio sobre a cegueira se consolidou e sua ousadia lhe valeu o papel de ex-namorado de Maria Flor na trama, que envolve vários personagens em histórias de amor ao redor do mundo e é falada em sete línguas. ;O roteiro fala de casais que estão começando, acabando e das muitas bifurcações que mostram como o destino é caprichoso nas suas escolhas;, descreve.

Saudades

A intimidade com o idioma inglês vem de um intercâmbio no Canadá, mas o ator se esforça para sensibilizar o ouvido. Anda ;contaminando; a cabeça com o vocabulário britânico, lendo livros de teoria teatral na língua de Shakespeare, ouvindo bandas inglesas e priorizando produções de cinema feitas por lá. Explica-se: sua participação será gravada na Inglaterra, na segunda quinzena de março. E em parte dela, Cazarré terá como parceira de cena ninguém menos que Rachel Weisz. ;Estou ansioso, mas preparo minha cabeça para chegar numa boa e encontrar uma colega. Dizem que ela é gente fina e disposta a trabalhar;, afirma.

Antes do embarque, o ator adianta suas cenas exibidas em horário nobre na televisão e curte a companhia da mulher, a bióloga Letícia, e o filho Vicente, de 1 ano, com quem vive no bairro do Recreio, no Rio de Janeiro. Também reserva tempo para praticar esportes quase diariamente (ciclismo, surfe, musculação; o jiu-j[itsu será retomado em breve). ;Esporte me dá equilíbrio mental. Tenho muita energia e, se não gasto, fico culpado, inquieto e ansioso;, conta.

Nascido na cidade gaúcha de Pelotas, Cazarré veio para Brasília ainda bebê e viveu na cidade até seu trabalho ganhar projeção nacional. ; Quando me perguntam de onde sou, digo que sou um gaúcho criado no exílio, em Brasília. Sempre fantasio em voltar a morar nesses dois lugares;, conta. Ele morre de saudade da família e da qualidade de vida na cidade, e faz visitas entre os compromissos profissionais. ;Sempre faço o caminho do aeroporto chorando, por ficar longe da minha família, que mora aqui;, destaca. Sua próxima ida ao aeroporto, no entanto, deverá ser mais feliz. Ela lhe valerá um carimbo de entrada na meca do cinema internacional.

Em espanhol

A habilidade no aprendizado de línguas garantiu outro papel a Juliano Cazarré. Depois de visitar uma irmã na Espanha e ouvir muita música argentina, ele arriscou fazer um teste para viver um paraguaio no filme VIPs, de Toniko Melo. ;Também aprendi com Hugo Rodas (diretor teatral e professor, nascido no Uruguai), em suas aulas em portunhol na Universidade de Brasília. Me comunico e leio, mas escrever não dá;, avalia.

Melo sonhava com o ator em outro papel e por pouco Juliano não ficou fora da produção: um ator chileno foi selecionado. Pouco tempo depois, alguém da produção ligou e disse: ;Vá preparando seu espanhol, as coisas estão mudando por aqui;. O gaúcho/brasiliense acabou ganhando o papel.

O resultado? Em breve, nos cinemas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação