postado em 25/03/2011 07:53
Com apenas 8 anos de idade, a pequena Sara Katrine se prepara para fazer o seu primeiro solo hoje à noite. Violinista desde os 5, ela é a integrante mais jovem da Orquestra ArtBrasília, da Escola de Música de Brasília (EMB), e já é considerada uma menina prodígio, além de ser a mascote do grupo. ;A Sarita, como carinhosamente a chamamos, estuda em uma escola pública da Granja do Torto, e eu a conheci quando fui dar aulas lá. Desde então, a convidei para fazer parte da orquestra e todo mundo ficou nestsa expectativa de ela se apresentar em um solo algum dia;, conta o maestro da ArtBrasília, Ayrton Pisco. Por isso, o regente criou uma composição especialmente para Sara. A peça tem um caráter divertido e inclui uma cadência ; trecho em que o instrumento solo executa uma passagem geralmente virtuosística, com a orquestra em silêncio.O concerto de logo mais abre a temporada de espetáculos 2011 da Escola de Música e tem entrada gratuita. Sara Katrine, que se encantou pelo violino, por causa da beleza do som do instrumento, confessa estar um pouco nervosa com a apresentação, mas espera fazer bonito. ;Fico com um friozinho na barriga, mas vai dar tudo certo. Já me apresentei várias vezes, porém agora é especial porque vou tocar sozinha, mesmo com a orquestra;, declara a menina.
Ansiedade
Outra jovem musicista que vai solar é a violista Heloísa Abreu, de 14 anos, que tocará o Concerto para viola e orquestra, do compositor alemão Carl Friedrich Zelter. Heloísa já participou de importantes eventos musicais nacionais, como o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília e o Festival de Música de Santa Catarina.
No entanto, nestsa noite, será sua estreia com uma orquestra e, apesar da ansiedade, ela assegura estar preparada. ;Comecei a estudar música aos 6 anos e desde o ano passado, faço parte da Orquestra ArtBrasília. Tocava violino, mas depois acabei me interessando pela viola clássica. Acho que vai ser uma apresentação bem interessante;, comenta.
Além das duas meninas, o concerto traz uma veterana, a pianista Soledade Arnaud, que vai interpretar o Piano Concerto n. 20, de Wolfgang Amadeus Mozart, em três movimentos. Soledade é professora do Núcleo de Piano do CEP/EMB e se apresenta pela primeira vez à frente da Orquestra ArtBrasília. ;É sempre uma honra abrir a temporada da Escola de Música. O nosso grupo tem aproximadamente 35 pessoas e a convivência é muito amistosa. São músicos de todas as idades, dos 8 aos 60 anos, e extremamente talentosos. E tudo isso se reflete no palco;, resume o maestro Ayrton Pisco que fundou a orquestra em 1996.
Concerto da Orquestra ArtBrasília
Regência: maestro Ayrton Pisco. Solistas: Sara Katrine, Heloísa Abreu e Soledade Arnaud. Hoje, às 20h, no Teatro do CEP/Escola de Música de Brasília (L2 Sul, Q. 602) Entrada Franca, classificação indicativa livre. Informações: 3901-7688.