Diversão e Arte

Morre aos 86 anos o fotógrafo Thomaz Farkas

postado em 25/03/2011 21:31

Imagem do Congresso Nacional feita por Farkas em 1960: técnica e plasticidadeO artista húngaro Thomaz Farkas morreu nesta sexta-feira (25/3), aos 86 anos, em São Paulo. Fotógrafo, professor, produtor e diretor de cinema, Farkas estava internado no Hospital Sírio-libanês e teve falência múltipla dos órgãos.

Durante a década de 1940, Farkas destacou-se como um dos mais talentosos integrantes do Foto Cine Clube Bandeirante, de São Paulo. Sua primeira mostra individual aconteceu em 1948, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em seu currículo, diversos títulos, prêmios e homenagens que o consagraram.

Ele nasceu em Budapeste e mudou-se para o Brasil quando ainda era criança. Seu pai é sócio-fundador da Fotoptica, uma das primeiras lojas de equipamentos fotográficos do Brasil. Após o falecimento do pai, em 1960, assumiu a direção da empresa até 1997.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação