Irlam Rocha Lima
postado em 29/03/2011 07:15
Salvador ; Ao comemorar 462 anos, Salvador ganhou um presente e tanto de sua estrela maior. Para celebrar a data de fundação da cidade (29 de março), Ivete Sangalo reuniu 100 mil pessoas, na Praça Cayru, com megashow gratuito, no fim da tarde de domingo. O local escolhido criteriosamente não poderia ser mais emblemático: o palco foi instalado entre dois famosos cartões-postais da capital baiana: o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, próximos à histórica Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.;Era um sonho antigo que vinha acalentando desde o início da minha carreira solo. À época, eu não tinha condições financeiras para torná-lo realidade e o projeto tornou-se inviável. Como agora sou chique, estou podendo dar esse presente à cidade de Salvador e aos meus fãs, a quem devo tudo que conquistei;, revelou Ivete, durante coletiva, três horas antes do show, exercitando a conhecida espontaneidade.
O espetáculo serviu para a cantora lançar a turnê Ivete Sangalo no Madison Square Garden, CD e DVD gravados em Nova York. ;Fiz questão de seguir os moldes da gravação do DVD, com direito a tudo: a estrutura de palco, o mesmo cenário, os efeitos, a torre de delay. A montagem deu um trabalho da zorra, mas queria que os fãs pudessem vê-la, ao vivo, como foi concebida;, explicou.
Rumo a Brasília
A turnê levará Ivete a 25 cidades brasileiras e a países da Europa, Estados Unidos e da América Latina. Alguns desses lugares já estão confirmados, enquanto outros ainda dependem de agendamento. Em Brasília, a cantora só chegará no segundo semestre (antes da participação no Rock in Rio, em setembro). Em julho, ela se apresentará no evento Brasília Indoor ; em cima de um trio elétrico.
Quem assistir ao show Ivete Sangalo no Madison Square Garden verá que a cantora manteve inalterado o roteiro das músicas. Pelo menos em Salvador, acompanhada pela Banda do Bem e por seis dançarinos, ela abriu cantando Brasileiro, passeou por sucessos como Acelera aê, Cadê Dalila, Flores e Desejo de amar. Não faltou o medley que reúne Eva, Alô paixão e Beleza rara, reminiscências do início da carreira, como vocalista da Banda Eva.
Na festa da capital baiana, Ivete teve ao seu lado dois dos cantores que tomaram parte da gravação do DVD. Inicialmente, ela dividiu a interpretação de Pensando em nós dois com Seu Jorge e, em seguida, a versão em castelhano do hit Agora eu já sei (Ahora ya sé), com o argentino Diego Torres. ;Juanes (pop star colombiano) queria vir, mas ele está em turnê pelos Estados Unidos e as datas tornaram-se incompatíveis;, justificou a cantora.
Durante todo o show, houve intensa participação dos fãs, que fizeram coro com Ivete, dançaram e gritaram o nome da ;ídola;. Por momentos, ficaram em silêncio para ouvi-la cantar as românticas Human nature (Michael Jackson) e Easy (Lionel Richie), esta gravada originalmente pelo grupo Commodores. Mas o clima festivo ; melhor seria dizer de carnaval ; voltou a se espalhar pela praça, no embalo Berimbau metalizado, Festa, Sorte grande (Poeira) e Na base do beijo.
O repórter viajou a convite da produtora Caco de Telha