Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Ingrid Guimarães volta ao ar como a neurótica Valquíria, em Batendo ponto

Personagens com apelo popular são comuns na carreira de Ingrid Guimarães. Depois de interpretar a enrolada Pit, em Sob nova direção ; que ficou marcada pelo Fusca rosa com estofado com estampa de onça ; e a enganada Simone, em Caras & bocas, a atriz volta ao ar como a neurótica Valquíria, a secretária proativa de Batendo ponto, série que estreia domingo na Globo. ;Nessa trama, a secretária não só é a protagonista como também não tem um caso com o chefe. Chega de estereótipos!”, defende ela, que se inspirou na babá de sua filha, Clara, de 1 ano. ;Ela é uma mulher bem brasileira, que batalha para sustentar a casa e é muito forte;, descreve.

Valquíria, a personagem, foi ao ar em dezembro de 2010, quando a produção era apenas um especial de fim de ano da emissora. Por conta da boa aceitação do público e da direção de programação da Globo, Batendo ponto virou uma série com 14 capítulos já encomendados. ;Desde o especial, o elenco inteiro estava torcendo pela continuação. Estávamos confiantes;, comenta a atriz.

Entre o especial de fim de ano e a série, que entra na grade da emissora aos domingos, após o Fantástico, não houve grandes modificações. Para a personagem de Ingrid, Paulo Cursino, autor do programa, apostou em uma pequena mudança de postura em relação à vida amorosa. Se antes Val mantinha um caso escondido com Caíque (Alexandre Nero), malandro e também funcionário da fábrica de cola, agora ela vê problemas na relação e resiste às investidas do bon-vivant.

;Ele garante que deixou de ser galinha para ficar com ela. Mas Val não acredita e acha que, se assumir essa relação, pode ser difícil criar a filha;, justifica ela, referindo-se à personagem de Isabella Cunha. ;Gosto de contracenar com adolescentes e a Isabella dá conta do recado. Além de ser uma graça, diferentemente do papel que interpreta. A filha da Val é do tipo que picha a parede do colégio;, conta. Além de Isabella, entraram para o elenco os atores Orã Figueiredo e Ícaro Silva.

Para a série, a ordem do diretor José Lavigne também foi outra: ;pirar ao máximo; na interpretação. ;Ele quer uma puxada bem clown na produção. Isso está fazendo a gente se divertir mais;, garante Ingrid. Para chegar ao tom pedido, a atriz tem praticado com Pedro Paulo Rangel, que interpreta Guilherme, o chefe da empresa, com quem contracena grande parte da trama. ;Eu e o Pepê também estamos partindo para os improvisos. Uma coisa mais solta, não tão marcada. Isso me ajuda a exercitar outro lado da comediante;, diz.

Batendo ponto marca a volta de Ingrid Guimarães aos seriados de comédia, coisa que não fazia desde 2007, quando foi ao ar a última temporada de Sob nova direção. Depois disso, ela fez participações em alguns humorísticos até emplacar sua primeira novela, Caras & bocas, de Walcyr Carrasco. ;Estou com uma filhinha pequena e agora acaba sendo mais tranquilo fazer série. O ritmo de novela é bem mais pesado e você precisa dispor de um tempo muito grande;, explica. Apesar disso, ela pretende voltar aos folhetins. ;Adorei fazer novela;, afirma.