postado em 23/04/2011 08:00
O filme A garota da capa vermelha já se aproxima do último ato quando a heroína da história finalmente diz a que veio: veste o manto cor de sangue, protege o cesto de palha e adentra a floresta para visitar a casa da vovozinha. Pode parecer exótico que uma adaptação das aventuras de Chapeuzinho Vermelho dê apenas um aceno sutil, distante, ao conto de fadas que toda criança conhece. Mas foi essa a estratégia que Hollywood aplicou para atualizar o figurino da personagem e torná-la atraente ao público juvenil. O longa-metragem, em cartaz nos cinemas, serve de exemplo para uma tendência da indústria do cinema: aos olhos dos roteiristas, nenhuma lenda dos livros infantis é sagrada.
Não que a jornada de Chapeuzinho tenha seguido uma trajetória fixa, estanque. Pelo contrário. Desde o século 14, quando os franceses já narravam o conto aos meninos e meninas insones, a saga mereceu incontáveis adaptações. Algumas desfiguraram por completo o formato original da trama. Duas versões se tornaram imortais: a do francês Charlies Perrault, no século 17, e a dos irmãos Grimm, no século 19. O filme mais recente bebe dessas duas narrativas clássicas, mas toma um número tão grande de licenças poéticas que, ao espectador, parece quase impossível associar a loura romântica interpretada por Amanda Seyfried com a menininha ingênua que segue estrada afora.
Salvo alguns detalhes no visual da moça (a capa vermelha, o cesto) e nos diálogos (frases que remetem imediatamente à fábula, na linha de ;que olhos grandes você tem!”), a produção usa a história da carochinha como desculpa para criar um thriller de mistério com afrescos amorosos, na linha de Crepúsculo. Valerie, a Chapeuzinho da vez, se apaixona por um lenhador musculoso (Shiloh Fernandez) que talvez seja o lobisomem malvado que tanto atormenta a aldeia de Daggerhorn. O segredo, no entanto, só será revelado nos minutos finais da trama. ;É um desafio dirigir um thriller de mistério, nunca fiz isso antes;, comentou o diretora Catherine Hardwicke (de Crepúsculo e Aos treze) ao site Collider.
Coproduzido por Leonardo DiCaprio ao custo de US$ 42 milhões, o projeto mira o coração da plateia feminina, com fotografia em tom pastel que valoriza campos floridos, bucólicos. Um pedaço de paraíso ameaçado pelo vilão peludo e por um intolerante caçador de lobisomens (Gary Oldman), que espalha a paranoia na comunidade de camponeses. Todos os personagens são ;suspeitos; de ser o lobo mau. Portanto, escondem esqueletos às vezes terríveis. ;Há todas essas coisas no nosso coração que ninguém conhece, e achei que seria um território interessante a explorar;, afirmou a cineasta. Nos Estados Unidos, o filme fez até agora US$ 50 milhões nas bilheterias. Rugiu, mas ainda não mordeu.
Febre de fadas
Apesar de não ter decolado nas telas americanas, o romance teen inaugura uma onda de adaptações de contos de fadas para a plateia adolescente. A fera, que chega ao Brasil no dia 29, recria as intrigas de A bela e a fera, com um elenco formado por Vanessa Hudgens, Mary-Kate Olsen e Alex Pettyfer. Na trama, um nova-iorquino esnobe é transformado num ser bestial ; para quebrar o feitiço, ele terá que encontrar um amor verdadeiro. Em 2012, a musa de Crepúsculo, Kristen Stewart lidera a adaptação de Branca de Neve e os sete anões, que será chamada de Show White and the huntsman. A rainha má encarna na pele de Charlize Theron, e Johnny Depp recusou o papel de Eric, o caçador. O filme, porém, terá que competir com The Brothers Grimm: Snow White, com Julia Roberts.
São traduções que, em comum, imprimem um certo ar de realismo às fábulas, como se elas escondessem verdades ainda não desvendadas pela ficção. Na contramão desse excesso de pompa, porém, estão lançamentos como Deu a louca na Chapeuzinho 2, animação que segue o formato de Shrek e usa os argumentos singelos como motivo para paródia. Com uma Chapeuzinho valente e um lobo mau quase sempre dócil, o desenho digital se aproveita da familiaridade do público com um universo que ele conhece desde a tenra infância. O tipo de fantasia à moda antiga, mas que não ficou perdida no tempo da vovó.
Era uma vez...
A garota da capa vermelha
; Na fantasia dirigida por Catherine Hardwicke (Crepúsculo), a personagem é uma adolescente loura e traumatizada, que se divide entre o noivo rico e um lenhador por quem nutre uma paixão antiga. O lobo mau, no caso, é um lobisomem que inferniza a aldeia onde a heroína vive. O mistério em torno da identidade secreta do vilão esquenta o sangue da trama. Em cartaz nos cinemas.
A fera
; Recebida com fúria pelos críticos americanos, este romance transfere a trama de A bela e a fera para a cidade de Nova York. Kyle (Alex Pettyfer) é um rapaz arrogante atormentado por uma maldição: com o rosto deformado, ele só terá a beleza de volta quando encontrar um amor verdadeiro. Vanessa Hudgens interpreta o objeto de desejo. Estreia no Brasil em 29 de abril.
Deu a louca na Chapeuzinho 2
; Na continuação do desenho de 2006, Chapeuzinho se junta ao lobo mau para investigar um caso de desaparecimento. A graça da animação é virar a fábula pelo avesso: a menina de manto vermelho não é tão inocente quanto parece, o lobo tem bom coração, a vovozinha não é nada frágil. O humor, em tom de paródia, lembra o de comédias como Shrek. Ainda sem data de estreia no Brasil.
Snow White and the huntsman
; Ainda em pré-produção, essa versão adolescente para Branca de Neve e os sete anões deve chegar aos cinemas americanos em 2012. Kristen Stewart (a Bella de Crepúsculo) interpreta a princesa de 18 anos que, amiga dos animais, é abatida pela inveja da madrasta Ravenna (Charlize Theron). Produzido por Joe Roth (Os queridinhos da América), será dirigido pelo desconhecido Rupert Sanders.
The Brothers Grimm: Snow White
; O ;concorrente; de Show White and the huntsman também tem data de lançamento prevista para 2012. Pouco se sabe sobre o projeto, que será dirigido pelo artista gráfico Tarsem Singh e terá Lily Collins no papel principal. A vilã fica sob os cuidados de Julia Roberts.
A GAROTA DA CAPA VERMELHA
(Red riding hood, EUA, 2011, fantasia, 100min, não recomendado para menores de 12 anos). De Catherine Hardwicke. Com Amanda Seyfried, Gary Oldman e Billy Burke. Confira salas e horários no Roteiro.
US$ 50 milhões
Arrecadação de estreia do filme de Catherine Hardwicke nos Estrados